0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

À negociação, patronato!

Amanhã, sexta-feira, dia 29 de setembro, será a sexta rodada de negociação do Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) com o Sindicato Patronal. Esta será a terceira tentativa de mediação pela Justiça do Trabalho. Nas duas reuniões agendadas anteriormente, o Sindicato Patronal não compareceu.

As propostas de reajustes apresentadas pelo Sindicato dos Jornalistas iniciaram com 11,66%, e sem acordo, o valor foi minorado para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o índice de perdas, ou seja, 4,85%. Ainda sem acordo, os membros do SJSC fizeram nova proposta: INPC mais 3%, na tentativa de recuperar as perdas da categoria.

O Sindicato Patronal praticamente não saiu do lugar nas negociações. Inicialmente, queriam pagar só 70% do INPC, depois avançaram para 90% do índice até chegar ao INPC integral, ou 3,83%, que é de onde a negociação deveria partir, já que INPC nada mais é do que apenas acompanhar a inflação.

Após eles chegarem, ao que chamam de “INPC cheio”, o SJSC já fez duas propostas, a do INPC mais o total de perdas, 11,66%, e depois o INPC mais os três por cento, que foi definido pela própria categoria em assembleia, e que daria um total 6,83% retroativo à nossa data-base, que é 1º de maio.

Mas ainda assim, o patronato está estagnado. “Havíamos feito uma reunião de mediação antes de iniciar as negociações de fato. Depois de cinco reuniões e eles insistirem em uma proposta sem qualquer avanço. Já tentamos por duas vezes reunião com o Sindicato Patronal através da mediação da Convenção Coletiva. Da primeira vez os membros do SJSC compareceram, mas o Sindicato Patronal não, afirmando não ter recebido e-mail informando sobre o encontro, e então ligamos para eles, que se comprometeram em estar presentes na rodada seguinte, que seria dali a uma semana. Mas, na outra sexta-feira feira afirmaram que não poderiam estar presentes e novamente não sentaram à mesa para negociar”, afirmou Fábio Bispo, presidente do SJSC.

Nesta sexta-feira, dia 29, o SJSC voltará a mesa de mediação para defender a categoria esperando, no mínimo, alguma iniciativa do Sindicato Patronal.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas