0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas do sul do estado se mobilizam pela exigência do diploma e por informação de qualidade

Com a proposta de mostrar que o acesso à informação de qualidade é um dos direitos fundamentos da sociedade, o Núcleo de Jornalistas Formados de Criciúma, em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, publicou na última terça (18) nota oficial para defender maior rigor na apuração das notícias divulgadas nos veículos de comunicação tradicionais ou por meio das redes sociais.
A nota oficial foi um dos temas debatidos no sábado (15/03), em reunião do Núcleo com o SJSC, na Câmara de Vereadores de Criciúma, onde abordou-se, também, medidas para combater o exercício irregular da profissão, o uso indevido de estagiários para aviltamento do mercado de trabalho e as novas Diretrizes Curriculares em Jornalismo.
Para os jornalistas do núcleo, o cidadão é diariamente alvo de um grande volume de informações e precisa estar atento à qualidade do produto jornalístico que consome. A categoria sentiu-se prejudicada com a repercussão deste exemplo de mal jornalismo, que não reflete a qualificação dos jornalistas profissionais de Criciúma. “O dever do jornalista é checar as informações para evitar danos que possam ser até mesmo irreversíveis”, observa a nota, lembrando que somente com informação precisa e ética o leitor poderá tirar suas próprias conclusões sem ser induzido a erro.
Um dos motes da campanha nacional pela obrigatoriedade do diploma, encabeçada pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), reforça este conceito: “Jornalista por formação: melhor para o Jornalismo, melhor para a sociedade”.

RESPEITO AO CIDADÃO

Ao final do texto, os jornalistas do sul do estado ressaltam a importância de o leitor procurar saber a procedência da informação antes de passar adiante alguma notícia. E conclamam: “Ajude-nos a fazer um jornalismo mais verdadeiro e que respeite o cidadão”.

nucleo-de-jornalistas-profissionais-de-criciuma

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas