quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioSOCIEDADEFarol Reportagem comemora um ano de existência

Farol Reportagem comemora um ano de existência

Em 22 de junho, o repórter Lúcio Lambranho comemora um duplo aniversário: o dele próprio e de seu portal de notícias, o Farol Reportagem. Com foco em jornalismo, o Farol publica conteúdo exclusivo e de abrangência estadual sobre transparência nas instituições, dados públicos e direitos humanos. Nos últimos doze meses, foram cerca de 25 reportagens exclusivas sobre política, eleições, contas do governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis, além de casos de violações de direitos humanos.

Com uma carreira consolidada no jornalismo político, Lambranho passou pelo Correio Braziliense, Jornal do Brasil e pelo portal Congresso em Foco, onde foi responsável por diversos furos na cobertura do Congresso Nacional. Após deixar Brasília, trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis. Foi a partir dessas experiências que Lambranho começou a construir a ideia de um portal que produzisse jornalismo investigativo em Santa Catarina.

Em material de apresentação do site para apoiadores, Lambranho define o espírito da empreitada. “O Farol Reportagem busca tornar sustentável a criação de um espaço jornalístico 100% digital e de baixo custo operacional, livre de verba oficial, de anúncios de pessoas jurídicas ou de qualquer instituição pública ou privada capaz de interferir – vetar, censurar, restringir, orientar ou selecionar – na apuração e na divulgação dos fatos. Defendemos que a informação é um direito público e não pode estar a serviço do poder econômico e político”.

Segundo o jornalista, a base de assinantes atuais paga os custos de manutenção do site, taxas e a conta de telefone, mas ele sobrevive mesmo é de frilas para sites de abrangência nacional, como o The Intercept. “Esse não é um projeto para ganhar dinheiro. O site precisa ser sustentável para abrigar outros jornalistas que sofrem com os embaraços da mídia tradicional”, afirma. Ainda assim, o repórter deseja ampliar o número de financiadores para montar uma pequena equipe. “Acredito em equipes pequenas e focadas mais do que em grandes redações”.

Saiba como assinar o Farol Reportagem

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios