InícioNOTÍCIASMEC torna cursos de Jornalismo e Relações Públicas independentes

MEC torna cursos de Jornalismo e Relações Públicas independentes

Após a aprovação das novas diretrizes curriculares de Jornalismo e de Relações Públicas (RP), homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013, os cursos deixam de ser habilitações e se tornam independentes.

Com a medida, o formado não é mais bacharel em Comunicação Social, e sim, em Jornalismo ou Relações Públicas, preservando a nomenclatura do nome em si. A comissão de especialistas formada pelo MEC entendeu que a Comunicação Social é um campo de estudo, como a saúde.

“A formação passa a ser centrada no Jornalismo e em RP, e não na Comunicação. Os dois primeiros são profissões, o terceiro é área de conhecimento. Foi o entendimento que prevaleceu, embora não seja consenso”, explicou Virginia Fonseca, chefe do Departamento de Comunicação e coordenadora da comissão que elaborou o projeto pedagógico do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O currículo também muda. Alterações na carga horária, regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e do estágio supervisionado são as principais delas. O prazo para a adaptação das universidades se encerra neste ano.

Via Zero Hora.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios