segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioNOTÍCIASRBS edita reportagem por pressão de deputados, diz jornal

RBS edita reportagem por pressão de deputados, diz jornal

A manifestação de deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul contra a exibição de uma reportagem da RBS TV, afiliada da Globo, teria feito com que a direção da emissora editasse o vídeo para amenizar as críticas à instituição, diz o Jornal Já, veículo do Rio Grande do Sul.

A reportagem, exibida no programa Tele Domingo, no dia (20/03), questionava os deputados que assinam o ponto na Assembleia, mas não permanecem em plenário. Segundo o jornal, a matéria foi editada poucos minutos antes de ir ao ar, a pedido do presidente da Assembleia, deputado Giovani Cherini (PDT). O político teria afirmado que a exibição do vídeo seria prejudicial à instituição, porque os deputados não atuam somente em plenário, mas em comissões no interior do estado e em outros trabalhos fora das sessões.

Com as pressões da entidade, o departamento jurídico e a direção da RBS teriam resolvido editar partes do vídeo, e o nome e entrevistas de alguns deputados teriam sido suprimidos, já que o assunto passara para o nível “das relações institucionais” entre a Assembleia e a RBS, diz o jornal.

Uma fonte confirmou ao Comunique-se que houve pressão da instituição para editar o vídeo, inclusive uma visita à redação para discutir o assunto. O deputado Dionilso Marcon (PT) disse que “ouviu” a respeito de uma reunião da Assembleia com a RBS TV, porque a instituição não teria gostado das chamadas da matéria que foram exibidas ao longo da semana.

O editor do programa Tele Domingo, Raul Ferreira, negou que tenha havido qualquer tipo de pressão ou edição do vídeo a pedido da Assembleia. “Nós editamos o vídeo porque o repórter entrevistou muitos deputados, não dava para mostrar todos, mostramos de uma forma genérica. Mas nunca houve intervenção da Assembleia”, declarou.

A assessoria de imprensa do órgão confirmou a visita à RBS, mas negou que o encontro tenha sido para amenizar a reportagem. Segundo a assessoria, a reunião tratou apenas do caso de uma suposta tentativa de agressão do deputado Dionilso Marcon ao repórter Giovanni Grizotti, que fez a reportagem. A Assembleia informou também que não interfere no jornalismo praticado pelas emissoras do estado.

Fonte: Comunique-se

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios