0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Debate do Sindicato com acadêmicos reúne 90 participantes em Blumenau


O Sindicato dos Jornalistas participou de debate na noite de terça-feira (23/02) com alunos do curso de jornalismo do Ibes/Sociesc, em Blumenau. As intervenções abordaram a importância da formação acadêmica para o exercício da profissão. O SJSC foi representado pelos diretores Rubens Lunge e Fernando Arteche a convite do novo coordenador do curso de Comunicação Social – Jornalismo do Ibes, Eumar Silva, também integrante da Comissão Estadual de Ética. O presidente do Sindicato destacou a efetiva participação dos estudantes na discussão, que também teve as presenças de professores, profissionais e empresários da região.

Eumar Silva salientou que o debate foi um dos mais significativos dos últimos tempos por reunir quase 100 participantes em três horas de debate, rico em propostas na defesa da profissão. Além da formação, ele destacou a importância do aperfeiçoamento profissional na área para que o jornalista possa cumprir sua função da melhor forma possível. Citou ainda as afirmações dos empresários presentes e do editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, Edgar Gonçalves Jr., de que as empresas continuarão a contratar jornalistas formados.

Já o professor Fernando Arteche disse que o encontro foi bastante representativo por contar com a participação de vários segmentos do jornalismo, destacando que diversos alunos elogiaram o debate. Lunge acrescentou que o encontro representou “uma oportunidade a mais para o contato com a academia, ouvir de professores e estudantes o que pensam da profissão, assim como as questões que envolvem o Sindicato e o Curso”.

Em todas as intervenções ficou clara a defesa da formação superior específica para o exercício do jornalismo. Nesse sentido, debateu-se a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), e os efeitos da não-exigência da formação superior para o acesso ao registro profissional de jornalista, assim como impactos sobre o Ministério do Trabalho e Emprego e nas relações de trabalho da categoria em todo o Estado e no Brasil.

Foto: Celso Martins

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas