sábado, novembro 26, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASCine Dona Chica exibe filmes de Cesar Cavalcanti e de Márcia de...

Cine Dona Chica exibe filmes de Cesar Cavalcanti e de Márcia de Oliveira

Através do Samba 01O samba é o tema dos dois documentários em cartaz no Cine Dona Chica no sábado, 27 de julho, às 19 horas. Serão exibidos Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira, de Cesar Cavalcanti, e Através do Samba, de Márcia de Oliveira, com uma proposta de pensar a cidade por meio deste ritmo popular. Na sessão, haverá a presença de Cesar Cavalcanti diretor de Além do Samba e Alberto Gonçalves, um dos realizadores do documentário Através Samba e para enfrentar o frio deste inverso rigoroso, será servido café. A sala funciona há três anos no Rancho da Canoa do Seu Getúlio, em frente à ilha do Campeche, no final da Rua Pequeno Príncipe, na praia do Campeche.

Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira é um documentário com 52 minutos que investiga o cotidiano e a cultura da população de origem africana em Santa Catarina, estado marcado pela diversidade étnico-cultural, especialmente pela forte presença de culturas de matriz européia, e que mantêm os afro-descendentes invisíveis. Com tomadas da preparação do desfile em 2005 das Escolas de Samba de Florianópolis, o documentário observa as relações e as manifestações culturais desta população, tendo como fio condutor o samba nas camadas populares.

Com 35 minutos, Através do Samba foi realizado por alunos e professores do curso de história da Universidade do Estado de Santa Catarina em 2011. O documentário aborda o samba em Florianópolis. As gravações foram realizadas em pontos de samba da cidade: Bar Canto do Noel, Varandas Bar, Bar do Tião, Barraco do Neco, Velha Guarda das Escolas de Samba Copa Lord e Protegidos da Princesa, e grupos Africatarina,  Ginga do Mané, e Chorinho da Lapa, com entrevistas que estabelecem um retrato visual e sonoro dos diferentes timbres e sotaques do samba na Capital.

O Cine Dona Chica é realizado pela Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), da Prefeitura Municipal de Florianópolis e apoio da Rádio Comunitária do Campeche.

O quê: exibição de Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira, de Cesar Cavalcanti e Através do Samba, de Márcia de Oliveira Quando: sábado, dia 27 de julho, às 19h. Onde: Rancho da Canoa, final da Avenida Pequeno Príncipe, praia do Campeche/Florianópolis/Santa Catarina. Quanto: gratuito.

CONTATO

(48) 9125-5306, 9123.8851.

cinecampeche@gmail.com

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios