0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Cine Dona Chica exibe filmes de Cesar Cavalcanti e de Márcia de Oliveira

Através do Samba 01O samba é o tema dos dois documentários em cartaz no Cine Dona Chica no sábado, 27 de julho, às 19 horas. Serão exibidos Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira, de Cesar Cavalcanti, e Através do Samba, de Márcia de Oliveira, com uma proposta de pensar a cidade por meio deste ritmo popular. Na sessão, haverá a presença de Cesar Cavalcanti diretor de Além do Samba e Alberto Gonçalves, um dos realizadores do documentário Através Samba e para enfrentar o frio deste inverso rigoroso, será servido café. A sala funciona há três anos no Rancho da Canoa do Seu Getúlio, em frente à ilha do Campeche, no final da Rua Pequeno Príncipe, na praia do Campeche.

Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira é um documentário com 52 minutos que investiga o cotidiano e a cultura da população de origem africana em Santa Catarina, estado marcado pela diversidade étnico-cultural, especialmente pela forte presença de culturas de matriz européia, e que mantêm os afro-descendentes invisíveis. Com tomadas da preparação do desfile em 2005 das Escolas de Samba de Florianópolis, o documentário observa as relações e as manifestações culturais desta população, tendo como fio condutor o samba nas camadas populares.

Com 35 minutos, Através do Samba foi realizado por alunos e professores do curso de história da Universidade do Estado de Santa Catarina em 2011. O documentário aborda o samba em Florianópolis. As gravações foram realizadas em pontos de samba da cidade: Bar Canto do Noel, Varandas Bar, Bar do Tião, Barraco do Neco, Velha Guarda das Escolas de Samba Copa Lord e Protegidos da Princesa, e grupos Africatarina,  Ginga do Mané, e Chorinho da Lapa, com entrevistas que estabelecem um retrato visual e sonoro dos diferentes timbres e sotaques do samba na Capital.

O Cine Dona Chica é realizado pela Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), da Prefeitura Municipal de Florianópolis e apoio da Rádio Comunitária do Campeche.

O quê: exibição de Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira, de Cesar Cavalcanti e Através do Samba, de Márcia de Oliveira Quando: sábado, dia 27 de julho, às 19h. Onde: Rancho da Canoa, final da Avenida Pequeno Príncipe, praia do Campeche/Florianópolis/Santa Catarina. Quanto: gratuito.

CONTATO

(48) 9125-5306, 9123.8851.

cinecampeche@gmail.com

 

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas