sábado, dezembro 3, 2022
InícioAÇÃO SINDICALSindicato dos Jornalistas protesta contra violência policial

Sindicato dos Jornalistas protesta contra violência policial

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina vem a público protestar contra novos casos de abuso de autoridade, tentativa de intimidação e cerceamento à liberdade de imprensa praticados por policiais militares contra jornalistas em Florianópolis.

Neste sábado (19/12), três jornalistas foram detidos durante a cobertura de uma ocupação urbana às margens da SC-401. O repórter-fotográfico Marco Favero, do Diário Catarinense, e as repórteres Natália Pilati e Joana Zanotto, do Coletivo Maruim, cobriam a violenta desocupação realizada pelas forças de segurança. Natália chegou a ser ferida na perna pelas bombas arremessadas pela PM. Os casos somam-se à apreensão do celular e apagamento de arquivos da jornalista Ângela Bastos, também do DC, que havia registrado um caso de agressão policial, no último domingo (13/12).

Favero foi liberado pela PM, mas as jornalistas Natália e Joana foram levadas para a 5ª Delegacia de Polícia Civil, na Trindade, e foram obrigadas a assinar um termo circunstanciado. O Sindicato dos Jornalistas e sua assessoria jurídica estiveram presentes na delegacia para buscar mediar a situação e vão prestar, gratuitamente, toda a assistência necessária aos jornalistas envolvidos. O Sindicato também se solidariza com o Coletivo Maruim pela tentativa de criminalização das repórteres envolvidas.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina vai cobrar da Secretaria de Segurança Pública providências urgentes para apuração de responsabilidades e repudia a prisão de jornalistas como método de intimidação. As agressões praticadas contra os jornalistas, além de configurarem abuso de autoridade e violência física e moral, são claros e tristes episódios de desrespeito aos direitos humanos, de ameaças a democracia e à liberdade de imprensa.

Florianópolis, 20 de dezembro de 2015.
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios