InícioAÇÃO SINDICALSindicato dos Jornalistas protesta contra violência policial

Sindicato dos Jornalistas protesta contra violência policial

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina vem a público protestar contra novos casos de abuso de autoridade, tentativa de intimidação e cerceamento à liberdade de imprensa praticados por policiais militares contra jornalistas em Florianópolis.

Neste sábado (19/12), três jornalistas foram detidos durante a cobertura de uma ocupação urbana às margens da SC-401. O repórter-fotográfico Marco Favero, do Diário Catarinense, e as repórteres Natália Pilati e Joana Zanotto, do Coletivo Maruim, cobriam a violenta desocupação realizada pelas forças de segurança. Natália chegou a ser ferida na perna pelas bombas arremessadas pela PM. Os casos somam-se à apreensão do celular e apagamento de arquivos da jornalista Ângela Bastos, também do DC, que havia registrado um caso de agressão policial, no último domingo (13/12).

Favero foi liberado pela PM, mas as jornalistas Natália e Joana foram levadas para a 5ª Delegacia de Polícia Civil, na Trindade, e foram obrigadas a assinar um termo circunstanciado. O Sindicato dos Jornalistas e sua assessoria jurídica estiveram presentes na delegacia para buscar mediar a situação e vão prestar, gratuitamente, toda a assistência necessária aos jornalistas envolvidos. O Sindicato também se solidariza com o Coletivo Maruim pela tentativa de criminalização das repórteres envolvidas.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina vai cobrar da Secretaria de Segurança Pública providências urgentes para apuração de responsabilidades e repudia a prisão de jornalistas como método de intimidação. As agressões praticadas contra os jornalistas, além de configurarem abuso de autoridade e violência física e moral, são claros e tristes episódios de desrespeito aos direitos humanos, de ameaças a democracia e à liberdade de imprensa.

Florianópolis, 20 de dezembro de 2015.
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios