0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Primeira audiência do dissídio será em 24 de janeiro

A primeira audiência do dissídio coletivo dos jornalistas de Santa Catarina será no próximo dia 24 de janeiro.  O documento com a reivindicação dos jornalistas foi protocolado na Justiça do Trabalho em novembro. Porém, a desembargadora responsável pelo caso, Mari Eleda Migliorini, decidiu ouvir as partes somente após o recesso do judiciário, que vai de 20 de dezembro até 20 de janeiro. Os jornalistas catarinenses reivindicam a reposição salarial pela inflação, mais aumento real de 5% nos salários. Até agora, as negociações foram frustradas. Mesmo com a mediação do Ministério Público do Trabalho, os representantes patronais não abriram mão da tentativa de desvalorizar os salários com reajuste abaixo da inflação.

Entenda: o que é e como funciona o dissídio
Jornalistas de SC vão à dissídio

O ingresso judicial foi aprovado pela categoria, por unanimidade. Foram duas assembleias realizadas em outubro, com a participação de cerca de 60 jornalistas, em frente ao Grupo NC (antigo Grupo RBS) e à RIC-Record. A proposta patronal, rechaçada pelos trabalhadores, era de reposição salarial de apenas 5%, frente a uma inflação de 9,83%.

“Buscamos resolver as negociações deste ano sem a necessidade de recorrer à Justiça. Mas a intransigência e o desrespeito dos patrões chegaram a um ponto intransponível. Não temos nenhuma disposição de assinar qualquer acordo que represente perdas salariais”, argumentou o presidente do SJSC, Aderbal Filho.

Último dissídio foi em 2004

Há 12 anos, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina ingressou com um dissídio contra o Sert-SC e o Sindejor-SC. O julgamento foi até a última instância, tendo sido concluído em 2006. No acórdão, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu o pleito dos jornalistas e concedeu o reajuste salarial de acordo com a inflação e também se pronunciou sobre outras cláusulas da convenção coletiva.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas