sexta-feira, dezembro 9, 2022
InícioNOTÍCIASCurso O fim da lei de imprensa - O que mudou?

Curso O fim da lei de imprensa – O que mudou?

Filiados do SJSC têm desconto de 10%

Curso on line em quatro aulas para todo o Brasil – Comemorada pela maior parte da sociedade civil e dos profissionais de mídia, o Fim da Lei de Imprensa, que aconteceu em abril de 2009, está prestes a completar um ano, mas as implicações das mudanças ainda não são totalmente conhecidas pelos profissionais nem pela sociedade civil. Desde a revogação pelo STF (Supremo Tribunal Federal), os jornalistas estão submetidos à Constituição Federal e aos códigos Penal e Civil – e não mais à Lei de Imprensa, criada pelo regime militar em 67. No entanto, em julho de 2009, três meses após a revogação, a Justiça censurou o jornal O Estado de S. Paulo proibindo informações sobre o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. O jornal continua sob censura.

O Centro de Estudos Jurídicos Ductor, em Campinas (SP), reuniu alguns dos mais importantes juristas especializados no assunto para promover um curso de quatro aulas, a partir de 15 de março, sobre O FIM DA LEI DE IMPRENSA. Como convidado especial, o curso terá a participação do jornalista José Maria Mayrink, do jornal O Estado de S. Paulo, autor do livro lançado no segundo semestre de 2009 “Mordaça no Estadão”.

Renato de Pretto, Juiz de Direito, fará uma abordagem panorâmica sobre o que mudou com o Fim da Lei de Imprensa e também sobre a responsabilidade civil da atividade jornalística. José Henrique Rodrigues Torres (Juiz de Direito) e Rogério Fernando Taffarello (advogado) apresentam as questões sobre a responsabilidade penal. Para discutir o futuro e a proposta de criação de um órgão regulatório, a juíza de Direito e jornalista Carolina Munhoz Rossi encerrará o curso junto com o jornalista José Maria Mayrink, que vai falar sobre censura antes e depois do Fim da Lei de Imprensa.

Com a tecnologia Isat, o Ductor promove cursos à distância com transmissão simultânea, que podem ser acompanhados ao vivo pela internet. O curso O FIM DA LEI DE IMPRENSA – com carga horária de 12 horas, que será realizado nos dias 15,17, 22 e 24 de março – pode ser acompanhado por profissionais e estudantes de todo o País. A inscrição pode ser feita on line pelo site www.cursoductorvirtual.com.br. Jornalistas sindicalizados do Estado de Santa Catarina têm 10% de desconto, o que reduz o custo do curso para R$ 162,00.

Para mais informações sobre o curso, ligue (19) 32954941 ou 92169152. Para agendar entrevistas com os profissionais sobre o tema ou falar sobre a tecnologia do curso ao vivo on line, ligue (19) 91124637, ou pelo endereço menezes.adriana@globo.com. Faça a sua inscrição e acompanhe ao vivo pela internet.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios