0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Papo de jornalista especial debate presença de jornalistas negros nas redações brasileiras

Evento marca lançamento de Diretoria de Igualdade Racial da ACI e terá também lançamento de livro sobre Gustavo de Lacerda

O percentual de jornalistas negros representa 29,9% dos profissionais. Bem abaixo dos 67,8% de brancos. No total, o número de amarelos e indígenas também é alarmante. Apenas 1,3% e 0,4% respectivamente. O levantamento é da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021” da Universidade Federal de Santa Catarina apresentada em junho de 2022 em parceria com a Retij (Rede de Estudos sobre Trabalho e Profissão) e a SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).

Em Santa Catarina são apenas 3,2% de comunicadores. Com tanta representatividade, qual é o papel do jornalista negro dentro dos meios de comunicação? Qual é a responsabilidade social que tem que ser trabalhada? No dia 12 de abril a Associação Catarinense de Imprensa abre espaço para o primeiro evento da Diretoria de Igualdade Racial, com um bate papo reflexivo sobre igualdade e ações antirracistas e comunitárias dentro dos veículos de comunicação.

Outro grande momento do encontro será o lançamento do livro “Gustavo de Lacerda”, com palestra e momento de autógrafo com o Historiador e autor da obra, Fábio Garcia, CEO da Editora Cruz e Sousa que dá voz a escritores negros. A diretora de Igualdade Racial da ACI Amanda Santos (Apresentadora do Grupo ND) comanda as atrações e receberá a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC. Outro convidado da noite será Cristiano Gomes, repórter da NSC de Joinville que vem se destacando com uma apresentação menos formal e mais comunitária.

Evento: Lugar de Fala: O papel social do Jornalista e Literário Negro
Local: Associação Catarinense de Imprensa
Hora: 19h
Data: 12/04

Convidados:

Fábio Garcia

Fábio Garcia é bacharel e licenciado em História pela Universidade de Santa Catarina/UFSC. Mestre em Educação no Programa de Pós -Graduação em Educação/UFSC, doutorando no PPGE/UFSC. Editor da Editora Cruz e Sousa.

Leslie Chaves

Leslie Chaves é Graduada em jornalismo, mestra em Comunicação e Informação, doutora em Ciências da Comunicação. Também é professora do Departamento de Jornalismo, pesquisadora dos temas da identidade étnica e mídia, movimentos sociais negros em rede, cidadania e usos da internet, e atualmente está à frente da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC.

Cristiano Gomes

Cristiano Gomes é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Desde 2015, atua no telejornalismo com passagens em afiliadas da TV GLOBO. Dentre as principais coberturas, os incêndios no Pantanal em Mato Grosso do Sul com produções realizadas para vários telejornais. Em 2021 foi contratado pela NSC TV em Santa Catarina para ser repórter em Joinville. Foi o primeiro negro a apresentar o Jornal do Almoço de Joinville, um grande marco para a região norte do estado. Recentemente participou do programa Encontro com Patrícia Poeta.

Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/evento/papo-de-jornalista-especial-debate-presenca-de-jornalistas-negros-nas-redacoes-brasileiras/1946270

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas