quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioCULTURAFilme sobre primeira deputada negra do país busca recursos

Filme sobre primeira deputada negra do país busca recursos

A Magnolia Produções Culturais busca recursos para divulgar sua mais recente obra: Antonieta, o Filme. O documentário, dirigido por Flávia Person, conta a história da primeira deputada estadual de Santa Catarina e primeira parlamentar negra da história do país: Antonieta de Barros. O filme está pronto, porém, precisa de recursos para distribuição do filme em formato DVD. Para divulgar esta parte importante da história de Santa Catarina e do movimento negro brasileiro, a produtora busca reunir R$ 22 mil por meio de financiamento coletivo, até às 23h59 desta terça-feira, 12 de abril.

Natural de Florianópolis, Antonieta de Barros se formou no magistério e abriu sua própria escola aos 22 anos. E, 1935, foi eleita deputada estadual,  apenas três anos depois das mulheres conquistarem o direito ao voto. Escrevia para jornais, era defensora da educação, e da igualdade racial e de gênero. Sua mãe era lavadeira e escrava liberta.

Segundo a produtora do filme, é difícil compreender a extensão da vanguarda e da importância de Antonieta de Barros para o país. Como ela conseguiu realizar tudo isso, no seu tempo? “Parte da documentação sobre ela foi esquecida ou ficou inacessível. Sua memória ainda resiste em nomes de escolas, ruas e um túnel graças ao trabalho de pessoas que lutam pela igualdade racial. Mas a história de Antonieta de Barros deve ir além. Por isso, fizemos este filme”, afirmam as produtoras na página do Benfeitoria.

Caso conquistem o valor necessário, a Magnólia vai produzir 1.000 cópias do filme, que terá opções de acessibilidade (libras e audiodescrição) e legendas nos idiomas português, espanhol e inglês, para serem distribuídas a escolas, universidades, centros culturais, pontos de cultura e bibliotecas de várias regiões do país.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios