0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Terroristas prosseguem no ataque à democracia e agridem profissionais de imprensa em SC

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam com veemência os atos violentos promovidos por terroristas contrários ao atual governo federal e as agressões contra jornalistas ocorridas em Santa Catarina nesta segunda-feira (09/01/2023). Tais agressões à democracia e à liberdade de imprensa somam-se à absurda invasão e depredação dos prédios do Congresso Nacional, Superior Tribunal Federal e Palácio do Planalto, ocorrida no domingo.

Nesta segunda-feira, 09, em três episódios diferentes, jornalistas catarinenses foram impedidos de realizarem seu trabalho de informar a população sobre as manifestações que se concentram em frente aos quartéis no estado. Equipes de reportagem do SCC/SBT e da Rádio Clube de Lages foram cercadas e intimidadas por manifestantes que empurraram o repórter cinematográfico Márcio Ramos, do SCC/SBT.

Em Florianópolis, um grupo de manifestantes cercou os profissionais de imprensa e o repórter cinematográfico do Marne Menezes, também da SCC, foi agarrado por um dos manifestantes que tentou arrancar a câmera de suas mãos.

Em Blumenau, uma equipe de reportagem da da NDTV foi atacada por manifestantes bolsonaristas em frente ao 23º Batalhão de Infantaria.

O SJSC condena tais agressões e entende que a violência praticada extrapola o direito constitucional. O SJSC ressalta que qualquer tipo de intimidação, violência e tentativa de constranger os jornalistas no exercício da profissão configura atentado contra a liberdade de imprensa e o direito fundamental do acesso à informação, garantias previstas na Constituição Brasileira.

O SJSC e a FENAJ se solidarizam com os profissionais atacados. O SFSC coloca desde já sua assessoria jurídica à disposição dos profissionais de imprensa de Santa Catarina. Os fatos lamentáveis não vão calar ou intimidar o jornalismo e a democracia.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
Federação Nacional dos Jornalistas
09 de janeiro de 2023

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas