InícioAÇÃO SINDICALEmpresários de jornais adiam pela segunda vez negociação com jornalistas de SC

Empresários de jornais adiam pela segunda vez negociação com jornalistas de SC

Categoria está há dois anos sem reajuste e pede reposição da inflação do período (10,24%) e medidas para mitigar efeitos da atividade profissional durante pandemia

Pela segunda vez consecutiva, desde que foi aberto processo para negociação coletiva de 2021, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindejor) pediu adiamento da rodada de negociação alegando “incompatibilidade de agenda” dos dirigentes patronais. Os jornalistas de Santa Catarina estão há dois anos sem reajustes e além da reposição da inflação cobram melhores condições de trabalho na pandemia e ampliação de benefícios como hora-extra e vale alimentação.

A mesa de negociação que ocorreria nesta terça-feira, 8, com mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, estava agendada há mais de uma semana, mas na segunda-feira, 7, um dia antes do encontro, o Sindejor pediu, pela segunda vez, adiamento da rodada.

O primeiro encontro entre os representantes dos trabalhadores e das empresas ocorreu em 28 de maio. Na ocasião, foi estabelecido um calendário para a negociação, fixando as terças-feiras para as rodadas de negociações.

Ainda na reunião, a proposta inicial do Sindicato patronal foi esquecer a inflação dos dois últimos anos e oferecer um reajuste de 3,8%, praticamente um terço da inflação acumulada do período, que é de 10,24%.

Para a Comissão de Negociação do SJSC a contraproposta patronal é rebaixada e não atende à expectativa da categoria de valorização profissional. Foi proposto que o diálogo avance ao menos com relação a 11 cláusulas: Vigência, Piso salarial, Reajuste salarial, Cobertura de risco e proteção na pandemia, Teletrabalho, Estabilidade e auxílio-doença, Horas extras, Vale-alimentação, Licença maternidade, Adicional por tempo de serviço e Estágio.

O compromisso das partes foi discutir as questões destacadas pelo SJSC de forma escalonada (cláusulas econômicas e sociais) na reunião virtual da próxima terça-feira.

Os representantes do sindicato das empresas se comprometeram a retomar as negociações na próxima semana.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios