segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioNOTÍCIASCategoria aprova Plano de Ação do SJSC para 2010

Categoria aprova Plano de Ação do SJSC para 2010

A Assembléia dos jornalistas realizada no último dia 30 de novembro, em dois turnos, debateu e definiu as ações do SJSC para o próximo ano e deliberou a Proposta Orçamentária para o Exercício 2010. Um dos principais pontos discutidos foi a campanha salarial da categoria, que tem data-base em maio. Na avaliação do presidente Rubens Lunge, os jornalistas de Santa Catarina devem enfrentar uma dura campanha salarial, como vem ocorrendo no Paraná, neste final de 2009, e como ocorreu no Ceará, que conseguiu fechar a convenção coletiva quase nove meses depois de iniciada a negociação.

No entendimento da direção do Sindicato, a mobilização é elemento fundamental para, em primeiro plano, não ceder direitos, e em segundo, para avançar nas conquistas. Diante disso, foi proposta uma Campanha Salarial Unificada para os trabalhadores jornalistas de impressos (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas) e Rádio e TV (Sindicato das Empresas de Rádio e TV) organizada na base, com Assembléias Regionais em vários municípios. Para agilizar o processo e apresentar a proposta dos trabalhadores aos patrões no prazo, pretende-se fazer o fechamento da pauta no dia 15 de abril e seu encaminhamento aos sindicatos patronais.

Paralelamente à questão salarial, discutiu-se também sobre a necessidade de uma Campanha de Filiação para fortalecer a categoria e a representação sindical da entidade. Fiscalização: A Direção propõe a retomada das visitas de fiscalização nas empresas de comunicação (impressos, rádio, TV e sites), aproveitando o momento de passagem pelas regiões para a organização e realização dos encontros com os jornalistas para a campanha salarial.

Outro ponto abordado foi a realização do Congresso Estadual dos Jornalistas, em maio ou junho de 2009, tendo como alguns enfoques a importância do jornalismo para a sociedade, fomentar o debate sobre a qualidade do ensino e tornar-se campo de defesa da formação e regulamentação profissional, além de debater as condições dos jornalistas nos locais de trabalho e a situação, em toda a sua amplitude, do Sindicato, propondo inclusive a atualização do Estatuto e a organização da entidade/categoria no Estado. Ainda no campo de debates e deliberações, teremos o Congresso Nacional dos Jornalistas, que em 2010 ocorre em Porto Alegre, RS, de 18 a 22 de agosto.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios