0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Categoria aprova Plano de Ação do SJSC para 2010

A Assembléia dos jornalistas realizada no último dia 30 de novembro, em dois turnos, debateu e definiu as ações do SJSC para o próximo ano e deliberou a Proposta Orçamentária para o Exercício 2010. Um dos principais pontos discutidos foi a campanha salarial da categoria, que tem data-base em maio. Na avaliação do presidente Rubens Lunge, os jornalistas de Santa Catarina devem enfrentar uma dura campanha salarial, como vem ocorrendo no Paraná, neste final de 2009, e como ocorreu no Ceará, que conseguiu fechar a convenção coletiva quase nove meses depois de iniciada a negociação.

No entendimento da direção do Sindicato, a mobilização é elemento fundamental para, em primeiro plano, não ceder direitos, e em segundo, para avançar nas conquistas. Diante disso, foi proposta uma Campanha Salarial Unificada para os trabalhadores jornalistas de impressos (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas) e Rádio e TV (Sindicato das Empresas de Rádio e TV) organizada na base, com Assembléias Regionais em vários municípios. Para agilizar o processo e apresentar a proposta dos trabalhadores aos patrões no prazo, pretende-se fazer o fechamento da pauta no dia 15 de abril e seu encaminhamento aos sindicatos patronais.

Paralelamente à questão salarial, discutiu-se também sobre a necessidade de uma Campanha de Filiação para fortalecer a categoria e a representação sindical da entidade. Fiscalização: A Direção propõe a retomada das visitas de fiscalização nas empresas de comunicação (impressos, rádio, TV e sites), aproveitando o momento de passagem pelas regiões para a organização e realização dos encontros com os jornalistas para a campanha salarial.

Outro ponto abordado foi a realização do Congresso Estadual dos Jornalistas, em maio ou junho de 2009, tendo como alguns enfoques a importância do jornalismo para a sociedade, fomentar o debate sobre a qualidade do ensino e tornar-se campo de defesa da formação e regulamentação profissional, além de debater as condições dos jornalistas nos locais de trabalho e a situação, em toda a sua amplitude, do Sindicato, propondo inclusive a atualização do Estatuto e a organização da entidade/categoria no Estado. Ainda no campo de debates e deliberações, teremos o Congresso Nacional dos Jornalistas, que em 2010 ocorre em Porto Alegre, RS, de 18 a 22 de agosto.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas