sexta-feira, dezembro 9, 2022
InícioNOTÍCIASEspecialistas reprovam exposição de ganhador da Mega Sena pela imprensa

Especialistas reprovam exposição de ganhador da Mega Sena pela imprensa

Até onde a identidade de um ganhador da Mega Sena é de interesse público? É ético revelar o nome do vencedor de um prêmio tão visado? Para especialistas em comunicação, a exposição, neste caso, é um erro da imprensa.

Nos últimos dias, informações como nome, idade, cônjuge, profissão, número de filhos e cidade do ganhador, de apenas 30 mil habitantes, foram divulgadas por diversos veículos. O Estadão chegou a publicar a foto da casa e o nome da rua onde o ganhador mora.

Antes das informações serem reveladas, os ganhadores pediram à Caixa, responsável pelo prêmio de mais de R$ 70 milhões para cada um, que não divulgassem nenhum dado sobre eles, mesmo informações básicas, como o órgão costuma fazer. O ganhador de Brasília é desconhecido, mas o de Santa Rita do Passa Quatro (SP) foi divulgado pela mídia.

“Isso faz parte da vida privada. Existe um conflito entre o direito de privacidade e o direito da informação. Esse é um caso que podemos deslumbrar uma situação de conflito entre esses dois direitos”, disse Manuel Carlos Chaparro, doutor em Ciência da Comunicação e professor da ECA/USP.

Para Chaparro, expor a identidade do vencedor pode ser prejudicial para ele e sua família. “As proporções do prêmio e as pressões que isso pode envolver recomendam a proteção da vida privada”, completa.

Nilson Lage, Mestre em Comunicação e professor da UFSC, também concorda que revelar a identidade do vencedor pode trazer problemas. “Não é de interesse público. Porque vai trazer para ele um problema insolúvel. A não ser que ele queira se expor”. E acrescenta. “Ele vai ter um incômodo terrível, vai ter que se avivar em outro lugar. Ninguém ganha com a divulgação do nome dele. Não é de interesse público saber o nome do homem”, critica.

Fonte: Comunique-se (Rafael Menezes)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios