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Especialistas reprovam exposição de ganhador da Mega Sena pela imprensa

Até onde a identidade de um ganhador da Mega Sena é de interesse público? É ético revelar o nome do vencedor de um prêmio tão visado? Para especialistas em comunicação, a exposição, neste caso, é um erro da imprensa.

Nos últimos dias, informações como nome, idade, cônjuge, profissão, número de filhos e cidade do ganhador, de apenas 30 mil habitantes, foram divulgadas por diversos veículos. O Estadão chegou a publicar a foto da casa e o nome da rua onde o ganhador mora.

Antes das informações serem reveladas, os ganhadores pediram à Caixa, responsável pelo prêmio de mais de R$ 70 milhões para cada um, que não divulgassem nenhum dado sobre eles, mesmo informações básicas, como o órgão costuma fazer. O ganhador de Brasília é desconhecido, mas o de Santa Rita do Passa Quatro (SP) foi divulgado pela mídia.

“Isso faz parte da vida privada. Existe um conflito entre o direito de privacidade e o direito da informação. Esse é um caso que podemos deslumbrar uma situação de conflito entre esses dois direitos”, disse Manuel Carlos Chaparro, doutor em Ciência da Comunicação e professor da ECA/USP.

Para Chaparro, expor a identidade do vencedor pode ser prejudicial para ele e sua família. “As proporções do prêmio e as pressões que isso pode envolver recomendam a proteção da vida privada”, completa.

Nilson Lage, Mestre em Comunicação e professor da UFSC, também concorda que revelar a identidade do vencedor pode trazer problemas. “Não é de interesse público. Porque vai trazer para ele um problema insolúvel. A não ser que ele queira se expor”. E acrescenta. “Ele vai ter um incômodo terrível, vai ter que se avivar em outro lugar. Ninguém ganha com a divulgação do nome dele. Não é de interesse público saber o nome do homem”, critica.

Fonte: Comunique-se (Rafael Menezes)

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