sábado, novembro 26, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASDerengoski relança livro na Assembleia Legislativa no dia 8 de outubro

Derengoski relança livro na Assembleia Legislativa no dia 8 de outubro

guerra-do-contestadoO escritor e jornalista Paulo Ramos Derengoski reescreveu sua obra “A Sangrenta Guerra do Contestado”, agora melhor ilustrada. Está, também, enriquecida com informações sobre o conflito que foi uma rebelião dos caboclos entre os rios Uruguai e Iguaçu, entre 1912 e 1916. A obra será lançada em 8 de outubro, no Hall da Assembleia Legislativa.

A Pesquisa de Derengoski sobre a Guerra do Contestado começou em 1985, quando foi editada uma publicação resumida que circulou em Florianópolis. Depois, no ano 2000, o escritor publicou outro livro, mais completo. Agora (2013) o autor o tem reescrito e, ainda mais completo, à disposição dos apreciadores da boa leitura.

O Interesse pelo assunto surgiu em 1965, quando Paulo Ramos Derengoski estava em Paris. Sua atenção foi atraída por um banner “Movimento Messiânico do Contestado Brasileiro”, que anunciava palestra sobre o tema na capital francesa. A sensibilidade do jornalista identificou em tal anúncio um tema histórico, que sua dedicação e conhecimentos transformaram em uma reconhecida contribuição à cultura catarinense.

A Guerra do Contestado – observa o autor – envolveu questões de limites entre Santa Catarina e Paraná, mas teve outras causas como a construção desempregaria milhares de pessoas e principalmente a cessão, pelo governo da Velha República de 15 quilômetros de terras cobertas de pinheirais para cada lado dos trilhos, à “Lumber Coa”, então maior serraria do mundo, do americano Percival Farqar.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios