Palestra integrou “Olhares Múltiplos”, evento anual do Centro de Ciências Sociais Aplicadas
A valorização da profissão passa pela mobilização da classe e pela organização em torno das entidades representativas da categoria. A afirmação resume a palestra ministrada no campus da Universidade do Vale do Itajaí nesta quinta-feira pelo diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Aderbal João da Rosa Filho, o Deba. Ele veio conversar com acadêmicos e professores a convite da organização do evento “Olhares Múltiplos 2013”, uma iniciativa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer da Univali para estreitar as relações entre a Instituição e a sociedade.
Na primeira parte da palestra, Deba apresentou os resultados da pesquisa do perfil do jornalista brasileiro, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e com apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor.
A parte final do evento se converteu em um bate-papo em que os acadêmicos trocaram ideias com o representante do sindicato, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas acerca das condições de trabalho, estágio, emprego e remuneração do jornalista profissional catarinense. Um acadêmico sugeriu que interações como esta se repitam e sejam ampliadas, porque esse contato em fase inicial da formação leva o futuro profissional a conhecer as entidades e pode incentivá-lo depois a participar delas mais ativamente.
Texto: Jane Cardozo da Silveira – Reg. Prof. SC00187JP
Fotos: Ricardo Gallarza