InícioNOTÍCIASSindicato debate mercado de trabalho do jornalista com acadêmicos da Univali em...

Sindicato debate mercado de trabalho do jornalista com acadêmicos da Univali em Itajaí

Palestra integrou “Olhares Múltiplos”, evento anual do Centro de Ciências Sociais Aplicadas

palestra-univali-2A valorização da profissão passa pela mobilização da classe e pela organização em torno das entidades representativas da categoria. A afirmação resume a palestra ministrada no campus da Universidade do Vale do Itajaí nesta quinta-feira pelo diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Aderbal João da Rosa Filho, o Deba. Ele veio conversar com acadêmicos e professores a convite da organização do evento “Olhares Múltiplos 2013”, uma iniciativa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer da Univali para estreitar as relações entre a Instituição e a sociedade.

Na primeira parte da palestra, Deba apresentou os resultados da pesquisa do perfil do jornalista brasileiro, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e com apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor.

A parte final do evento se converteu em um bate-papo em que os acadêmicos trocaram ideias com o representante do sindicato, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas acerca das condições de trabalho, estágio, emprego e remuneração do jornalista profissional catarinense. Um acadêmico sugeriu que interações como esta se repitam e sejam ampliadas, porque esse contato em fase inicial da formação leva o futuro profissional a conhecer as entidades e pode incentivá-lo depois a participar delas mais ativamente.

Texto: Jane Cardozo da Silveira – Reg. Prof. SC00187JP
Fotos: Ricardo Gallarza

palestra-univali-1

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios