quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioNOTASMorte súbita de Jakzam Kaiser surpreende e entristece o jornalismo catarinense e...

Morte súbita de Jakzam Kaiser surpreende e entristece o jornalismo catarinense e gaúcho

Este fatídico 2020 termina com mais uma notícia triste para os jornalistas. O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina comunica, com pesar, o falecimento do colega Jakzam Kaiser, ocorrido ontem (30/12/2020). Jakzam estava bem, mas morreu dormindo, vitimado por um infarto fulminante.

Graduado em Jornalismo pela UFRGS e com mestrado em Antropologia pela UFSC, Jakzam começou sua trajetória no Jornalismo em 1982, sendo revisor de textos e repórter esportivo nos jornais Pioneiro e Zero Hora (RS). Em 1986, radicou-se em Santa Catarina e atuou na primeira equipe de implantação do Diário Catarinense, no qual atuou (até 1992) como editor de Esportes e repórter nos cadernos de Variedades e Economia.

Integrou, também, a equipe da Secretaria de Comunicação do Governo de SC entre 1990 e 1991. Posteriormente dedicou-se à produção editorial, sendo editor da Mares do Sul e depois proprietário e diretor editorial da Editora Letras Brasileiras.

Entre suas obras, escreveu “O Brasil dos Gaúchos” (Insular, 1999), uma etnografia da diáspora gaúcha, “Tempos Heróicos” (Editora Letras Brasileiras, 2006) – romance – e “100 anos da Guerra do Contestado” (Editora Letras Brasileiras, 2012). Atualmente Jakzam dedicava-se a reflexões e atividades espirituais, como guia e professor na Escola Moderna de Mistérios.

O SJSC solidariza-se com seus parentes e amigos, desejando que as boas lembranças deste colega querido confortem a todos e todas neste momento difícil.

Florianópolis, 31 de dezembro de 2020.

Diretoria do SJSC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios