0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

“Carta de Laguna” destaca compromissos dos jornalistas de SC

Documento foi aprovado na Plenária final do 6o Congresso dos Jornalistas de Santa Catarina, realizado de 28 a 30 de setembro, no sul do estado, que teve como tema “Novas tecnologias e seus impactos no exercício profissional do Jornalismo”.

Veja abaixo a íntegra do texto:

Carta de Laguna

Os jornalistas reunidos no 6o Congresso de Jornalistas de Santa Catarina, de 28 a 30 de setembro de 2012, em Laguna, Santa Catarina, inspirados no ideal de Anita e Giuseppe Garibaldi, heróis de dois mundos, reafirmam a necessidade de continuar a luta contra a exploração, a sobrecarga de trabalho e os baixos salários, incompatíveis com a importância social do jornalismo, fundamental para a sustentação de uma sociedade democrática. O tema do Congresso – Novas tecnologias e seus impactos no exercício profissional do Jornalismo – impõe a necessidade de rediscutir a profissão, para estabelecer novos parâmetros, que definam limites ao excesso de tarefas, pois a modernidade dos equipamentos tecnológicos contrasta com a precarização das condições de trabalho.

No momento em que o capitalismo se vê confrontado com os limites físicos de destruição dos recursos naturais; em que a ameaça de uma inédita mudança climática pode gerar graves tensões sociais, com impactos devastadores que se farão sentir com maior intensidade sobre as populações mais pobres, mais uma vez é preciso destacar a importância de usar as novas tecnologias a serviço do bem-estar humano.

O contraponto a esse cenário preocupante é a garantia da veiculação de informações éticas, de qualidade, com foco no interesse público – essência da atividade jornalística, que tem no Código de Ética os princípios que orientam a conduta dos integrantes da categoria. E, nesse sentido, é preciso avançar na criação de mecanismos para a democratização da comunicação, um direito dos cidadãos, hoje reféns de grandes corporações midiáticas, que atuam como se fossem um partido político, tentando influenciar o debate dos principais temas que interessam à população, pautando a sua atuação na defesa dos interesses do capital e atacando os movimentos sociais e os trabalhadores.

Os jornalistas presentes neste 6o Congresso reafirmam a necessidade de resgatar as conquistas e avançar na luta pela formação profissional específica, regulamentação da profissão e pela criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ).

A defesa de um piso salarial nacional é parte de uma luta mais ampla pelo direito ao trabalho digno, o que inclui a atenção permanente à saúde e à segurança dos profissionais.

Os desafios que os jornalistas enfrentam como autores de obras intelectuais aumentaram nos últimos anos com o desenvolvimento tecnológico, notadamente com a popularização da internet.

A Fenaj, com o apoio dos sindicatos, vem ajudando a realizar uma pesquisa nacional com o objetivo de traçar o perfil da categoria. Conhecer quem somos, onde estamos e as condições em que atuamos será um passo importante para definir as estratégias que garantam melhores condições de trabalho e informações de qualidade à sociedade.

Faz-se necessário ampliar a organização dos núcleos de jornalistas de web, valorizar os jornalistas no serviço público e assegurar direitos previstos na regulamentação da profissão.

Os jornalistas presentes ao 6o Congresso renovam a convicção de que participar das lutas com os sindicatos, com a Fenaj, com as escolas de comunicação e com os movimentos sociais é o que vai garantir um futuro melhor aos jornalistas e a todos os trabalhadores brasileiros, para que a qualidade de vida, a solidariedade e a superação das desigualdades sociais sejam os elementos centrais da construção de uma nova sociedade, sem exploração, sem preconceito, bem informada e democrática.

Laguna (SC), 30 de setembro de 2012.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas