segunda-feira, novembro 28, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASAssembléia dos jornalistas reúne 150 participantes em Tubarão

Assembléia dos jornalistas reúne 150 participantes em Tubarão

Categoria se mobiliza agora em Itajaí e Lages

Os quase 150 jornalistas e estudantes de Tubarão que reuniram-se na noite de segunda-feira (29/06) mostraram que estão firmes na luta em defesa da profissão. Com a participação de dirigentes do SJSC, a assembléia regional debateu a decisão do STF que derrubou à exigência do diploma ao exercício do jornalismo e os caminhos agora para retomar o diploma como obrigatória para a profissão. Um dos pontos positivos do encontro foi a formação de uma comissão na cidade para dar esses encaminhamentos de resistência. Criciúma já tem sua equipe organizadora e Itajaí e Lages serão as próximas a formar seus comitês em defesa da profissão.

A Mesa de debates foi formada por diretores do Sindicato – de Florianópolis participaram Rubens Lunge e Luís Prates, Tubarão e Criciúma; professores do curso de jornalismo da Unisul e profissionais da região. O presidente Rubens Lunge voltou a reafirmar que somente após a publicação do acórdão do STF é que ficará claro se o STF atingiu alguma outra garantia do que o diploma. Frisou ainda que o julgamento não altera a convenção coletiva e a jornada de trabalho dos jornalistas, dentre outras questões relativas à categoria.

Hoje (30/06) a categoria reúne-se em Itajaí e amanhã em Lages. Os encontros estão mobilizando os profissionais de imprensa, que já debateram a questão em Florianópolis, Concórdia, Criciúma, São Miguel do Oeste e Tubarão. As assembléias também serão realizadas em outras cidades, a partir de agosto, quando do reinício das aulas. Além de jornalistas, também participam estudantes e representantes de entidades.

Veja o cronograma das assembléias:

24/06 – Florianópolis e Concórdia;
25/06 – Criciúma;
26/06 – São Miguel do Oeste;
29/06 – Tubarão – auditório do Cettal, 19h15;
30/06 – Itajaí – auditório do bloco 17, curso de Farmácia, Campus da Univali, 19h;
01/07 – Lages – auditório da Amures, 19h15.

Foto: Luis Prates

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios