quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioSOCIEDADEDocumentário sobre a TV Coligadas estreia em Blumenau

Documentário sobre a TV Coligadas estreia em Blumenau

Registro histórico, relevância jornalística e comunitária, saudosismo. No dia 1º de junho, ocorre o lançamento do documentário “TV Coligadas – A aventura do Canal 3”, filme que destaca parte da história e da trajetória da primeira emissora de TV de Santa Catarina, a TV Coligadas, que nasceu em Blumenau. O evento será no espaço Cultivarte, no Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES Sociesc, às 18h45, com entrada gratuita e aberto à comunidade.

O projeto, idealizado pelo jornalista André Luiz Bonomini, é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Foram produzidas mil cópias do DVD e parte delas será distribuída gratuitamente para a rede pública de ensino e universidades de Blumenau e região. Uma cópia em vídeo das entrevistas na íntegra, documentos e fotos coletadas no processo de pesquisa e produção do filme serão doados ao Arquivo Histórico de Blumenau.

Para Bonomini, a imprensa blumenauense teve vários pioneirismos, e a TV Coligadas foi um deles. “Muito além do que foi o surgimento de uma emissora, a Coligadas trouxe para o estado um novo meio de comunicação, que permitisse nos ver e ver a nossa terra, o jornalismo ganhou não apenas um novo veículo para se trabalhar, mas também uma nova maneira de transmitir a informação diária e necessária a todos, dando ao estado a sua cara em cada acontecimento” explica.

A ideia do documentário surgiu em 2015. “Desde o início da vida no jornalismo procurei inserir nos materiais que produzia e nas matérias do meu blog um contexto histórico. Sou aficionado por história e me sinto uma espécie de “antiquário ambulante”. A TV Coligadas sempre foi, dos assuntos da história de Blumenau, o que mais me interessava e me fazia buscar informações, pesquisar dados e materiais. Em uma conversa informal com uma amiga jornalista, na época, surgiu a ideia de um documentário sobre o assunto. Hoje dividimos esse registro com o público”, acrescenta Bonomini.

Segundo a produtora Soila Freese, que assina a direção geral do documentário, o foco do projeto é a pesquisa e registro de uma história que ainda vive na memória de quem participou da trajetória da TV Coligadas. O formato do filme foi pensado para levar ao público essa pesquisa de forma atrativa. “Registrar os primórdios da comunicação catarinense é falar da história de Blumenau e, acima de tudo, prestar reverência a parte importante do patrimônio cultural da cidade. A história da TV Coligadas evidência uma das qualidades que seguiu a cidade desde o tempo de colônia: o pioneirismo. Foi com o espírito empreendedor que Blumenau saiu à frente da comunicação no estado, em 1º de setembro de 1969, com o nascimento da primeira emissora”, comenta.

Foram 11 entrevistados, entre pessoas do setor administrativo da emissora, comunicadores, apresentadores e ex-funcionários da Coligadas: Airton Floriani, Antônio Amaro de Souza (Tico), Carlos Braga Mueller, Flávio J. A. Coelho, Ingo Penz, José Geraldo Pfau (Zé Pfau), Oscar Jenichen, Osmar Laschwitz, Sueli Petry, Victor Sasse e Zair Anibal de Souza (Zico). “Personalidades que com sua contribuição construíram esta história praticamente à lenha, à martelo”, conclui Bonomini. O jornalista pretende lançar um livro com o relatos e materiais colhidos nesta pesquisa.

SERVIÇO
Lançamento do documentário “TV Coligadas – A aventura do Canal 3”, em Blumenau
1º de junho, às 18h45
No espaço Cultivarte, no Instituto de Ensino Superior IBES Sociesc (Rua Pandiá Calógeras, 272 – Jardim Blumenau)
Entrada gratuita e aberta ao público
Classificação etária livre
Tempo do documentário: 30 minutos

FICHA TÉCNICA
Projeto e Pesquisa: André Luiz Bonomini
Direção de Produção: André Luiz Bonomini
Direção Geral: Soila Freese
Produção Executiva:  Mono Produções Culturais

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios