sábado, dezembro 3, 2022
InícioAÇÃO SINDICALAutor da PEC do Diploma fará palestra na abertura  3º CONEJ e...

Autor da PEC do Diploma fará palestra na abertura  3º CONEJ e 21º ENJAI

O autor da Proposta de Emenda Constitucional que determina a necessidade do diploma para o exercício da profissão de jornalista (PEC 386/2009), deputado federal Paulo Pimenta (PT), fará a palestra de abertura do 3º Congresso Nacional Extraordinário de Jornalistas (CONEJ) e 21º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). Os eventos, realizados pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, acontecem entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Vitória, ES.

A palestra de Paulo Pimenta tem como tema “Contrarreformas Trabalhista e Previdenciária e seus Impactos para a Categoria dos Jornalistas”. A conferência acontece na quinta-feira, 7/12, às 20 horas e marca a abertura do 3º Conej e 21º Enjai.

Debates

A programação dos eventos terá quatro painéis. Na sexta-feira, 08/12, as 9 horas, o diretor da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamantra), Juiz Luiz Eduardo Soares Fontenelle, e o assessor jurídico da FENAJ, Claudismar Zupiroli, vão ser os palestrantes do painel “A Contrarreforma Trabalhista: Escravidão no Século 21”.

Às 14 horas, o vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho, e Maria Regina Couto Uliana, do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-ES, vão debater a “Contrarreforma Previdenciária: Seguridade Social em Risco”.

Logo após, o painel “Precarização das Relações de Trabalho em Assessoria de Imprensa e Fraudes contra o Profissional Jornalista” terá como debatedores o vice-presidente da FENAJ, Guto Camargo, e a jornalista e advogada alagoana na área trabalhista e previdenciária, Graça Carvalho.

No sábado, 9/12, às 9 horas, a presidente da FENAJ, Maria José Braga, comanda o debate sobre o tema “A Organização Sindical dos Jornalistas na Conjuntura de Desregulamentação do Trabalho”.

Minicursos

Temas de extrema importância para o exercício da função de assessor de imprensa vão estar em destaque em três minicursos que serão realizados na tarde de quinta-feira, 07/12. Entre os assuntos pautados para as oficinas estão: o “Jornalismo Sindical e os Desafios das Novas Mídias” e “Como Formalizar e Gerenciar as Atividades Financeiras dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa”.

Depois de enfrentar a greve da polícia militar do Espírito Santo que foi manchete internacional, a jornalista e superintendente de comunicação do Estado, Andrea Lopes, tem muito a falar sobre gestão de crise. Ela será a responsável pelo minicurso “A Comunicação e a Estratégia em Tempos de Crise”.

Inscrições para observadores ainda estão abertas
As inscrições para observadores estão abertas até o dia 30 de novembro e podem ser feitas no endereço enjai.sindijornalistases.org.br.

Em assembleia realizada no dia 22 de novembro, os jornalistas Aderbal Filho, Valci Zuculoto e Michele de Mello foram eleitos delegados do SJSC para os dois eventos nacionais.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

  1. Mas o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, conhecida como PEC dos Jornalista, não é o senado Federal Antonio Carlos Valadares – PSB/SE?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios