terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioDEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIAIntervenção de Temer na EBC é tema de debate na UFSC

Intervenção de Temer na EBC é tema de debate na UFSC

Os recentes ataques do governo interino de Michel Temer à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram debatidos na UFSC na terça-feira (28/06). Com o tema “A EBC sob Ameaça”, o encontro reuniu jornalistas, estudantes e ativistas da democratização da comunicação.

Aderbal Filho, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Itamar Aguiar, professor do departamento de Sociologia Política da UFSC, e o professor Fernando Paulino, da UnB (via teleconferência), foram os debatedores. O diálogo foi mediado pelo professor Rogério Christofoletti, do curso de Jornalismo da UFSC.

Paulino fez  uma retrospectiva histórica da comunicação pública no Brasil e da própria EBC, empresa pública criada em 2007 e que faz a gestão da TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio – composto por oito emissoras. Além de seus veículos de comunicação, a EBC lidera uma rede de televisões, chamada de Rede Pública de Televisão, com mais de 40 parceiras..

Aderbal Filho, do SJSC, relembrou a história do movimento pela democratização das comunicações no Brasil e o papel central da 1ª Conferência Nacional de Comunicações (Confecom) como acúmulo importante na questão da comunicação pública no país.

Aguiar destacou como a intervenção na EBC afeta a TV UFSC, emissora ligada à universidade afiliada à TV Brasil. Defendeu o legado da empresa que, apesar de limitado, foi a experiência mais avançada em solo brasileiro, em sua percepção.

Na segunda-feira (04/07), novos convidados se reúnem para debater especificamente a questão da TV UFSC com a comunidade.

O ciclo de debates sobre comunicação pública na UFSC é uma realização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Departamento de Jornalismo da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC e conta com apoio da Rádio Ponto e do Observatório da Ética Jornalística (Objethos).

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios