sexta-feira, dezembro 2, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASItajaí realiza amanhã assembléia dos jornalistas; na quarta será em Lages

Itajaí realiza amanhã assembléia dos jornalistas; na quarta será em Lages

Os jornalistas reúnem-se hoje (29/06) à noite em Tubarão para discutir a decisão do STF que pôs fim à exigência do diploma ao exercício do jornalismo. Amanhã a categoria reúne-se em Itajaí e na quarta-feira em Lages. Os encontros estão mobilizando os profissionais de imprensa, que já debateram a questão em Florianópolis, Concórdia, Criciúma e São Miguel do Oeste. Além de jornalistas, também participam estudantes e representantes de entidades.

Veja o cronograma das assembléias:

24/06 – Florianópolis e Concórdia;
25/06 – Criciúma;
26/06 – São Miguel do Oeste;
29/06 – Tubarão – auditório do Cettal, 19h15;
30/06 – Itajaí – auditório do bloco 13, Campus da Univali, 19h;
01/07 – Lages – auditório da Amures, 19h15.

O presidente do SJSC, Rubens Lunge, acredita que as assembléias devem apontar a realização de manifestações públicas em Santa Catarina, em repúdio à decisão do STF. Acrescentou ainda que o julgamento no Supremo não altera a convenção coletiva e a jornada de trabalho dos jornalistas, dentre outras questões relativas à categoria.

Documento

No dia 27/06, o delegado regional do SJSC em Concórdia, Francisco Ribeiro, e jornalistas locais, entregaram um documento à senadora Ideli Salvatti (PT/SC) no qual solicitam empenho da parlamentar na aprovação da PEC de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) que torna obrigatória exigência do diploma para a profissão de jornalista.

Manifestações

O jornal Correio Lageano, de Lages, publicou matérias sobre a realização das assembléias extraordinárias regionais e um manifesto da estudante da Facvest, Susimara Oliveira, chamando a todos os alunos de outras profissões que não a de jornalista a se engajarem na luta pela reversão do julgamento do STF. O diretor Iran Rosa de Moraes informa ainda que o jornal publicou outras opiniões de leitores com criticas á decisão do STF, matéria sobre a coleta de assinaturas para a PEC no Congresso e uma outra com posicionamento do Conselho de Leitores sobre o tema. Nesse último caso, tendo como título “Conselho avalia que STF errou em sua decisão”, o grupo de leitores destaca que “os meios de comunicação têm um papel importante na formação da opinião pública e por isso as reportagens precisam ser preparadas por pessoas realmente capacitadas”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios