0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Itajaí realiza amanhã assembléia dos jornalistas; na quarta será em Lages

Os jornalistas reúnem-se hoje (29/06) à noite em Tubarão para discutir a decisão do STF que pôs fim à exigência do diploma ao exercício do jornalismo. Amanhã a categoria reúne-se em Itajaí e na quarta-feira em Lages. Os encontros estão mobilizando os profissionais de imprensa, que já debateram a questão em Florianópolis, Concórdia, Criciúma e São Miguel do Oeste. Além de jornalistas, também participam estudantes e representantes de entidades.

Veja o cronograma das assembléias:

24/06 – Florianópolis e Concórdia;
25/06 – Criciúma;
26/06 – São Miguel do Oeste;
29/06 – Tubarão – auditório do Cettal, 19h15;
30/06 – Itajaí – auditório do bloco 13, Campus da Univali, 19h;
01/07 – Lages – auditório da Amures, 19h15.

O presidente do SJSC, Rubens Lunge, acredita que as assembléias devem apontar a realização de manifestações públicas em Santa Catarina, em repúdio à decisão do STF. Acrescentou ainda que o julgamento no Supremo não altera a convenção coletiva e a jornada de trabalho dos jornalistas, dentre outras questões relativas à categoria.

Documento

No dia 27/06, o delegado regional do SJSC em Concórdia, Francisco Ribeiro, e jornalistas locais, entregaram um documento à senadora Ideli Salvatti (PT/SC) no qual solicitam empenho da parlamentar na aprovação da PEC de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) que torna obrigatória exigência do diploma para a profissão de jornalista.

Manifestações

O jornal Correio Lageano, de Lages, publicou matérias sobre a realização das assembléias extraordinárias regionais e um manifesto da estudante da Facvest, Susimara Oliveira, chamando a todos os alunos de outras profissões que não a de jornalista a se engajarem na luta pela reversão do julgamento do STF. O diretor Iran Rosa de Moraes informa ainda que o jornal publicou outras opiniões de leitores com criticas á decisão do STF, matéria sobre a coleta de assinaturas para a PEC no Congresso e uma outra com posicionamento do Conselho de Leitores sobre o tema. Nesse último caso, tendo como título “Conselho avalia que STF errou em sua decisão”, o grupo de leitores destaca que “os meios de comunicação têm um papel importante na formação da opinião pública e por isso as reportagens precisam ser preparadas por pessoas realmente capacitadas”.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas