segunda-feira, novembro 28, 2022
Google search engine
InícioCAPASJSC e FENAJ repudiam agressões de caminhoneiros contra o jornalista Arnaldo Zimmermann

SJSC e FENAJ repudiam agressões de caminhoneiros contra o jornalista Arnaldo Zimmermann

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Federação Nacional dos Jornalistas manifestam seu veemente repúdio ao cerceamento à liberdade de imprensa praticado por caminhoneiros na manhã de quarta-feira (29/05), em Indaial (SC). O SJSC e a FENAJ solidarizam-se com o jornalista Arnaldo Zimmermann, que foi vítima de intimidação, ameaça de agressão física e teve seu telefone celular derrubado com um tapa por um dos agressores.

Arnaldo fazia uma transmissão ao vivo  quando foi interrompido por um caminhoneiro que o questionou se ele tinha autorização para gravar e tentou lhe impor o que ele deveria falar. Posteriormente, outros integrantes do movimento aproximaram-se do jornalista, na tentativa de intimidá-lo. Um deles chegou a declarar que o movimento “já nem é mais paralisação, é intervenção militar”.

O jornalista prosseguiu no exercício de sua atividade profissional e tentou dialogar com os manifestantes, quando um deles ordenou que baixasse o telefone e desferiu um tapa em sua mão, derrubando o aparelho.

A liberdade de imprensa é um direito consagrado na Constituição Federal. Mais do que tentar impedir um profissional de trabalhar, os agressores de Arnaldo Zimmermann agrediram também o estado democrático de direito.

O SJSC e a FENAJ reafirmam sua solidariedade ao jornalista Arnaldo Zimmermann e colocam suas assessorias jurídicas à disposição do colega para o que se fizer necessário. Manifestam-se, também, contra a política de preços dos combustíveis praticados pelo governo federal e direção da Petrobrás e conclamam a sociedade catarinense e brasileira a defender a democracia e repudiar quaisquer saídas reacionárias para a grave crise que se abate sobre o país.

Florianópolis, 29 de maio de 2018.
Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – SJSC
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios