Assessoria de imprensa: sindicatos intensificam preparativos para o XIX ENJAI

Os caminhos e o papel da assessoria de imprensa estarão em pauta no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 25 de agosto. O XIX Encontro Nacional de Assessores de Imprensa (Enjai), será no Rio’s Presidente Hotel, no Rio de Janeiro, tendo como tema central a assessoria de imprensa nos grandes eventos e o interesse público do jornalismo. Em vários estados os Sindicatos de Jornalistas promovem encontros preparatórios para definir suas delegações e teses ao evento.

Organizado pela FENAJ e Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio, no XIX Enjai profissionais de empresas de assessoria e da comunicação de competições esportivas vão debater a assessoria de imprensa nos grandes eventos e o interesse público do jornalismo em quatro painéis, distribuídos ao longo dos quatro dias do evento. A expectativa dos organizadores é de contar com a participação de cerca de 300 jornalistas e estudantes de Comunicação.

Entre os debatedores já confirmados estão o gerente de imprensa da Petrobras, Lúcio Pimentel, e o gerente de esportes do UOL, Murillo Garavello. A programação completa será divulgada no início de junho, junto com a abertura das inscrições.

O XIX vai contar também com o painel sobre o perfil do jornalista brasileiro. Os professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jaques Mick e Samuel Lima vão apresentar pesquisa sobre os profissionais da imprensa.

Preparação

O 5º Encontro Estadual dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa do Rio Grande do Sul, realizado em Canoas, nos dias 24 e 25 de maio, deu a largada do processo preparatório do Encontro Nacional. Na agenda preparatória, o VIII Encontro Estadual de Jornalistas do Piauí, que acontece no auditório do SESI, em Teresina, nos dias 5 e 6 de junho, com o tema central “Jornalismo e Sustentabilidade”, é o próximo evento.

Já nos dias 7 a 9 de junho, em São Pedro, haverá o XXIV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa de São Paulo, com o tema “A assessoria de imprensa no centro dos grandes acontecimentos”. As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho.
Também já estão programados o 4º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa de Goiás, que acontece de 13 a 15 de junho, em Goiânia (CONFIRA), e o Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa de Alagoas, que será nos 21 e 22 de junho, em Maceió.