terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioNOTÍCIASCampanha de Negociação Coletiva 2013 é intensificada

Campanha de Negociação Coletiva 2013 é intensificada

Em audiência realizada sexta-feira (26/4), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SC), estabeleceu-se o primeiro contato oficial relativo à Negociação Coletiva 2013 entre representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e do Sindicato das Empresas Editoras de Jornais e Revistas de Santa Catarina (Sindejor). Além de assegurar a data-base da categoria em 1º de maio, ficou firmado o compromisso de 4 reuniões em maio para debater as reivindicações dos trabalhadores.

Novamente, embora também convocado, o Sindicato das Empresas e Rádio e Televisão (SERT/SC) não compareceu. “No início da semana passada encaminhamos a pauta e estabelecemos contato com as direções dos dois sindicatos patronais”, informou o presidente do SJSC, Valmor Fritsche. “Embora a atual presidente do SERT/SC, Marise Hartke, tenha nos atendido muito bem, disse que ainda não há um consenso entre seus associados sobre participar das negociações, mas que ela iria tentar um entendimento”, relatou o presidente. “Esperamos que o bom senso prevaleça e que eles estejam presentes na próxima reunião quando os convocarmos”.

Atualmente, só as empresas de radiodifusão ligadas ao Grupo RBS assinam Acordo Coletivo com o SJSC, após as negociações, nos mesmos termos da Convenção Coletiva dos veículos impressos. A RIC Record aplica os mesmos índices de atualização salarial assegurados aos profissionais do jornal Notícias do Dia, mas a Band e a SCC (retransmissora do SBT) muitas vezes não adotam o mesmo procedimento.

Na audiência na SRT, Osmar Schlindwein, representante do Sindejor/SC, informou que a pauta de reivindicações dos jornalistas ainda não havia sido analisada pelas empresas. “Antes vamos ter uma reunião da diretoria do SERT/SC e teremos uma assembleia geral para definir posições e eleger nossa comissão de negociação”, disse, justificando a preferência por não pré-agendar datas específicas para a continuidade dos debates. Ele concordou, porém, com a proposta de 4 reuniões em maio, sinalizando que elas deverão ocorrer após o dia 10.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios