0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

UFSC abre vaga para professor substituto em Editoração

Estão abertas entre 28/03/2016 e 01/04/2016 as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor por tempo determinado para o Departamento de Jornalismo, área de Jornalismo e Editoração. O processo tem uma vaga e regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, com contrato de até dois anos. O requisito para a contratação é graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo e/ou Graduação em Jornalismo.

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo candidato ou seu procurador para este fim na Secretaria do Departamento, localizada na Sala 18 do prédio A do CCE, Campus Universitário Trindade, Florianópolis (SC), das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30.

Maiores informações pelo telefone 48-3721-9215 ou 3721-6595 e pelo e-mail dejorufsc@gmail.com

A íntegra do Edital Nº 067/DDP/2016, de 21 de março de 2016, que rege o processo está no sítio http://segesp.ufsc.br/ddpp/concursos/processos-seletivos-simplificado-prof-substs/

Recomenda-se também a leitura da Portaria Normativa nº 41/2013/GR, de 25 de junho de 2013, disponível em http://segesp.ufsc.br/legislacao/

A seguir, apresenta-se o programa do Processo Seletivo, conforme disposto no Processo 23080.008258/2016-82, que será entregue a todos os candidatos no momento da inscrição.

PROGRAMA:
a) PROVA DIDÁTICA – Pontos
1- Arte e técnica de diagramação.
Conceitos, evolução histórica no Brasil. Precursores em sua adoção no Brasil e quadro atual. Mudanças nos procedimentos após informatização da mídia impressa. O que se exige do diagramador na atualidade. Influência de movimentos artísticos no design de imprensa. A Gestalt na mídia impressa. A presença da interatividade nos meios impressos e mobiles.
2- Sistemas gráficos de impressão
Características, especificidades e diferenças técnicas, utilização. Conceitos e evolução histórica. Sua influência sobre projetos gráficos. Sistemas de impressão mais utilizados no jornalismo, aplicabilidade, diferenças. Sistemas de impressão antes e depois da informatização na mídia impressa brasileira.
3- Uso de cores em mídia impressa.
Conceitos, sistemas de cores, critérios de uso. Como é utilizada em jornais e revistas. Evolução histórica no Brasil. Uso de cores na edição gráfica. O que não fazer na utilização e edição de cores.
4- O design na mídia impressa.
Conceitos, evolução histórica. Projetos gráficos marcantes em jornais diários brasileiros no século XX. Relação entre projeto editorial e gráfico. Influência dos movimentos da arte moderna no design da mídia impressa.
5- Editoração eletrônica.
Conceitos e evolução histórica. O que mudou com sua adoção em comparação com métodos anteriores de diagramação utilizados antes da informatização da imprensa brasileira. Hibridização do processo de Editoração Eletrônica do impresso com o online e multiplataforma. Fechamento de arquivos.
6- Artes gráficas.
Conceitos, evolução histórica no Brasil, relação com o Jornalismo.
História das revistas e jornais no Brasil. Influência dos movimentos da arte moderna
nas artes gráficas.
7- Projeto gráfico e identidade visual.
Conceitos, morfologia, estrutura, tipografia, grades, uso de cores. Elementos editoriais e gráficos e sua utilização no projeto gráfico. O que evitar.
8- Formatos de imagens.
Imagens Vetoriais e Bitmaps, características e uso adequado na mídia impressa. Tratamento, edição e diagramação de imagens na mídia impressa.
9- Tipologia e tipografia e seu uso na mídia impressa.
Conceitos, história, padrões. Critérios quanto ao seu uso em imprensa. O uso da tipografia na hierarquização da informação. Escalas de tipos e sua aplicação na diagramação. O que não se usa em mídia impressa.
10- Papel, dobra e acabamento.
Tipos e formatos de papéis para impressão. A escolha do papel correto. Montagens. Dobras. Corte e Vinco. Métodos de acabamento.

B ) PROVA PRATICA
O tempo da prova prática será de 2 horas. A prova será feita simultaneamente por todos os candidatos na sala de Redação II do Departamento de Jornalismo, em computadores plataforma PC com software InDesign versão 5.0.
Os textos utilizados serão os do auto preenchimento do InDesign e as fotos serão fornecidas aos candidatos. Não será permitido o uso de material bibliográfico, acesso a internet e computadores e dispositivos eletrônicos pessoais.
A prova prática consiste em criar, planejar, diagramar e concluir arquivo para impressão de uma página interna completa de um jornal diário, formato tabloide, monotemática, contendo três textos, dois deles ilustrados.
A manchete deve utilizar cartola, título, linha fina, duas fotografias, capitular, créditos destacados da dupla de repórteres e créditos de fotografias. A segunda retranca não será ilustrada. E a terceira deve ter uma fotografia.
Os candidatos devem utilizar para todos os fins exclusivamente a fonte Times New Roman e cada um vai receber arquivos de 3 fotografias para uso na diagramação. Todo material deve ser produzido em latim, exceto nos créditos.
É vedado qualquer espécie de acesso a internet para finalizar a prova. Após a diagramação deve ser concluída a versão em PDF da página para posterior impressão – atribuição da banca examinadora.
A avaliação compreenderá critérios jornalísticos de composição dos elementos editoriais e gráficos e o uso de fotos, alinhamentos , tipografia, cor, etc.

Fonte: Departamento de Jornalismo da UFSC

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas