segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioAÇÃO SINDICALCâmara de Vereadores de Lages contrata assessores de imprensa sem formação na...

Câmara de Vereadores de Lages contrata assessores de imprensa sem formação na área

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina manifesta sua repulsa à iniciativa da Câmara de Vereadores de Lages de contratar para sua Assessoria de Imprensa duas pessoas sem formação na área. A justa indignação dos profissionais de imprensa se reflete no sentimento de desvalorização da profissão, uma vez que há pessoas aptas a ocupar tais cargos na região.

Na semana passada foi definida a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Lages, assim composta: Presidente – Vone Scheuermann (MDB); Vice-presidente – Amarildo Farias (PT); 1º Vice-presidente – Ivanildo Pereira (PR); 1º Secretário – David Moro (MDB); 2º Secretário – Bruno Hartmann (PSDB). Com isso, cada um dos integrantes pode indicar pessoas para cargos no legislativo municipal. Assim, foram indicadas duas assessoras de imprensa que, segundo pesquisas feitas por profissionais de imprensa de Lages, não têm formação na área.

No esforço de justificar o injustificável, os nobres edis começam pela desqualificação, numa cidade com duas universidades formando jornalistas todos os anos. A Mesa Diretora agarrou-se ao Anexo XIV da Lei Complementar Municipal  514/2018, que exige como formação mínima para o cargo de Assessor de Imprensa, “Diploma de conclusão de Ensino Médio”, argumentando que não é obrigatória formação em Jornalismo.

Esclareça-se que a nefasta decisão do STF, de 2009, não impede que órgãos públicos e privados exijam a necessária e recomendável formação superior na área para qualificar a investidura num cargo para o exercício de funções jornalísticas.

Com seu ato, a Câmara de Vereadores de Lages desprestigiou os profissionais de imprensa, as duas faculdades e, principalmente, a comunidade da principal cidade do Planalto Serrano, que merece ver respeitado o seu direito à informação de qualidade.

O SJSC apela à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Lages para que reveja tal decisão e abra concurso público ou processo seletivo para a ocupação das duas vagas de assessor de imprensa tendo como requisito a formação superior em Jornalismo.

29 de janeiro de 2019.

Diretoria do SJSC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios