0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Em defesa da Liberdade de imprensa e do exercício da profissão de jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e a Federação Nacional dos Jornalistas manifestam seu total desacordo com a nota de repúdio emitida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 24/10/2020, concernente ao episódio onde um dos parlamentares integrantes do tribunal especial de julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés é flagrado em conversa no WhatsApp criticando a postura de desembargadores.

As imagens feitas pelo cinegrafista do Grupo NSC relativamente às conversas do parlamentar em seu aparelho celular nada mais são do que expressão de um fato, registradas em um ambiente público e em um momento crítico da história política de Santa Catarina.

O SJSC solidariza-se com o colega Fabiano Souza, que nada mais fez do que pautar-se pelos princípios do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, afinal, “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação” (Art. 4º do CEJB).

Infeliz, a nota da ALESC, independentemente de seus termos, é uma confirmação cabal da veracidade dos fatos flagrados pelo profissional e divulgados por veículos do grupo de comunicação. Muito grave é que, na tentativa de desqualificar a cobertura jornalística, tal nota constitui uma agressão à liberdade de exercício profissional e, mais ainda, à liberdade de imprensa assegurada no artigo 220 da Constituição Federal.

 

Florianópolis, 28 de outubro de 2020.

 

Diretoria do SJSC

Diretoria da FENAJ

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas