InícioNOTÍCIASProfessores da UFSC lançam 12 livros sobre Jornalismo

Professores da UFSC lançam 12 livros sobre Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina convida a categoria para o lançamento coletivo de doze livros técnicos e teóricos sobre Jornalismo, marcado para a próxima terça-feira, 4 de dezembro, às 19 horas, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

As obras a serem lançadas são: “A Comunicação em Santa Catarina”, de Moacir Pereira; “Reportagem, Pesquisa e Investigação”, de Rogério Christofoletti e Samuel Lima; “Comunicação e Comunidades Virtuais”, de Rita de Cássia Romeiro Paulino; “Telejornalismo Imaginário”, de Antonio Brasil; “Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir”, de Eduardo Meditsch; “As entrevistas na notícia de televisão”, de Cárlida Emerim; “Jornalismo Convergente”, de Raquel Longhi; “Fábulas do gol”, de Daisi Vogel; “A transição tecnológica do fotojornalismo”, de Ivan Giacomelli; “O segredo da pirâmide”, de Adelmo Genro Filho (in memoriam); além das obras “No ar: a história da notícia no Brasil” e “A programação das rádios públicas brasileiras”, da professora e vice-presidente do SJSC, Valci Zuculoto.

No livro “A programação de rádios públicas brasileiras”, publicada pela Editora Insular, Valci aborda a história da rádio pública no Brasil e a carência de políticas públicas que aflige o setor, instigando um debate sobre a contribuição para um “modelo brasileiro” de rádio pública em busca da democracia da comunicação. Em um diagnóstico detalhado da origem e da evolução das emissoras públicas brasileiras, a autora descreve e analisa as influências, diretrizes e concepções que determinaram as suas programações.

Em “No ar: a história da notícia no Brasil”, publicada em setembro de 2012, Valci Zuculoto faz uma explanação das origens e principais transformações históricas e técnicas pelas quais passou a notícia no radiojornalismo brasileiro. A obra trata das características e as fases históricas do rádio, a notícia no rádio pioneiro, na “época de ouro”, no rádio pós-televisão e na contemporaneidade.

O lançamento coletivo está marcado para as 19h e estarão presentes professores, estudantes, jornalistas e membros do Legislativo, entre eles o presidente da Casa, deputado Gelson Merisio.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios