quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioCULTURAJornalistas lançam livro sobre "caminho do ouro" de Florianópolis

Jornalistas lançam livro sobre “caminho do ouro” de Florianópolis

a caminho do ouroOs jornalistas Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco lançam, no dia 5 de novembro de 2015, às 19 horas, na Fundação Badesc o livro “A Caminho do Ouro – norte-americanos por Santa Catarina”. A obra trata de viajantes em busca de ouro recém descoberto na Califórnia. O meio mais fácil e bem conhecido de chegar até lá era pelo mar, contornando a América do Sul com paradas obrigatórias para reabastecer de água, víveres e eventuais conserto dos navios.

Santa Catarina era a primeira parada obrigatória após dois ou três meses de viagem. E a alegria de finalmente por os pés em terra novamente era muito grande. Deliciados com a abundância de frutas, a qualidade da água, o gosto do café e a vegetação exuberante, estes navegantes acreditavam ter chegado no paraíso. A parada dava-se perto do forte de Anhatomirim.

Como não havia muito o que fazer nestes barcos escrever era o passatempo predileto de grande parte dos viajantes. E eles deixaram milhares de manuscritos e cartas contando não somente a viagem mas também a passagem pela ilha.

Os autores tiveram acesso a dezenas destes relatos e os trazem de novo a vida neste livro. A narrativa trata de um período até hoje desconhecido na história de Santa Catarina. As descrições detalhadas da paisagem e da vida na ilha formam um belo retrato e através dos olhos destes viajantes conseguimos ver a Desterro de dois séculos atrás, seus fortes e ilhotas e sua beleza inesquecível.

Em outro capitulo, também baseados em relatos oficiais e reportagens de jornais brasileiros pode-se saber como os ilhéus sentiram esta invasão e como reagiram a ela. Existiam aqueles que se esforçaram ao máximo em ser bons anfitriões, outros viram no episódio uma boa oportunidade de lucro e teve quem se exasperou com a avalanche de homens ruidosos e ávidos por aventuras.

Mais informações em acaminhodoouro@hotmail.com

(48) 8809-6761 com Marli Cristina Scomazzon

Ou Editora Insular www.insular.com.br

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios