quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioNOTÍCIASRBS demite repórter selecionado para o Prêmio Esso de Jornalismo 2009

RBS demite repórter selecionado para o Prêmio Esso de Jornalismo 2009


O processo industrial da RBS em demitir seus profissionais por “barcas”, de tempos em tempos, leva a algumas situações surrealistas. A mais recente envolve o jornalista Geraldo de Cesaro, editor de produção, contratado pelo Diário Catarinense em 8 de agosto de 1988 e demitido no dia 1º de setembro de 2009. Ou seja, trabalhou na RBS por mais de 10 anos com dedicação e foi premiado pela empresa com a demissão.

Falando em premiação, o fato da história é que o Diário Catarinense, edição de 24 de outubro, pg 23, traz uma matéria sobre o Prêmio Esso 2009, ainda considerado o principal concurso de jornalismo no Brasil, e anuncia na manchete “Grupo RBS tem cinco finalistas”. A matéria cita que se trata de “um dos mais importantes reconhecimentos de imprensa concedido aos melhores trabalhos publicados anualmente entre os profissionais brasileiros”.

O surreal do enredo é que ao referir-se à “cobertura do DC sobre a catástrofe de novembro passado no Vale do Itajaí”, a matéria informa que o profissional Geraldo de Cesaro e equipe” concorrem com o trabalho “O Flagelo da Chuva”, publicado no referido jornal.

Nesse caso, a empresa reconhece a capacidade e o empenho do jornalista, tanto que é candidato ao “Prêmio Esso”. Deveria informar também que o editor foi demitido e que na rescisão assinada no Sindicato dos Jornalistas constam as ressalvas que o “profissional premiado” encontra-se com problemas de saúde, conforme declarações e atestados médicos, e que já possui tempo apto para se aposentar, conforme comprovante do INSS.

Precisa ser dito mais alguma coisa? Com a palavra, a RBS!

A história acima tem paralelo com a do também jornalista Celso Vicenzi, ex-presidente do SJSC. Ele trabalhava no extinto jornal O Estado (Florianópolis) em 1985 e foi demitido no período entre a apresentação do trabalho e a premiação pelo Prêmio Esso Nacional de Ciência e Tecnologia.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios