0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Presidente do SJSC é premiado com reportagem sobre os Yanomamis

Prêmio Não Aceito Corrupção foi entregue nesta segunda-feira (25), em São Paulo

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Fábio Bispo, foi premiado no 4º Prêmio Não Aceito Corrupção. A reportagem “Remédios do SUS para combater malária entre os Yanomami foram desviados e são vendidos por garimpeiros ilegais na internet”, produzida em parceria com o jornalista Fred Santana, foi a melhor na categoria Comunicação Local.

A reportagem investigativa mostrou como medicamentos para combater a malária entre os povos Yanomami foram desviados para os garimpos da região, em Roraima. Os remédios foram produzidos pela Fiocruz, mas eram negociados por garimpeiros via grupos de whatsapp. Segundo a reportagem, só em 2022, foram registrados 11.530 casos confirmados de malária no território Yanomami.

Além do jornalismo local, o 4º Prêmio Não Aceito Corrupção, divulgado nesta segunda-feira (25), com cerimônia em São Paulo, premiou os melhores trabalhos em Jornalismo Investigativo, Governança Corporativa, Tecnologia e Inovação, Acadêmica e Experiência Profissional. 

O evento foi promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção e teve apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A solenidade ocorreu no auditório JK da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Confira os vencedores nas duas categorias de jornalismo:

COMUNICAÇÃO LOCAL

OURO
Medicamentos dos Yanomamis eram vendidos por garimpeiros
Fred Santana e Fábio Bispo. (InfoAmazônia e Vocativo.com)

PRATA
Manobra da Educação injetou R$ 14 milhões em associações de pais e mestres 
Cristiano Pavini. (Farolete)

BRONZE
Série SMED
Pedro Nakamura. (Matinal Jornalismo)

4º LUGAR
Série EMUSA em Niterói
Lucas Soares da Costa, Bette Lucchese, Lucas Von Seehausen, André Maciel, Willian Corrêa e Guilherme Peixoto (TV Globo e G1)

5º LUGAR
Série Irregularidades na Câmara de São Sebastião 
Helton Romano. (Nova Imprensa)

CATEGORIA JORNALISMO INVESTIGATIVO

OURO
Farra ilimitada: O orçamento secreto patrocina um festival de fraudes no SUS
Breno Pires. Revista Piauí

PRATA
Hospital da turma de Arthur Lira recebeu 1 bilhão em 7 anos / Clientes da empresa de Lira Filho faturaram R$ 5 milhões na Caixa 
Alice Maciel, Thiago Domenici, Rubens Valente, Bruno Fonseca, Breno Pires (Agência Pública)

BRONZE
Emendas distorcem envio de verbas para acesso a água 
Artur Rodrigues, Flávio Ferreira, João Pedro Pitombo, Cristiano Martins, Eduardo Knapp, Mathilde Missioneiro, Pedro Labigalini, Henrique Santana, Augusto Conconi e Renata Moura e Luciano Veronezi (Folha de S. Paulo)

4º LUGAR
O calote bilionário na Caixa 
Amanda Rossi (UOL)

5º LUGAR
Bônus secreto na Câmara do Rio 
Marcelo Martins Bruzzi, Marcelo Gomes, Anita Prado, Guilherme Ramalho, Ávilis Muniz, Henrique Pinho, Hygor Lemos, Jade Curvello e Rodrigo Belga (GloboNews e Globo)

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas