0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

A convite do IELA professor Jaime Osório ministra curso na UFSC

Jaime Osorio

De 7 a 11 de outubro o Instiuto de Estudos Latino-Americanos (IELA) receberá o professor chileno Jaime Osorio Urbina para um curso sobre “Estado, Poder e Classes Sociais na América Latina”. O evento será realizado na sala 210 do Centro Socioeconômico da UFSC (CSE), das 14h às 16h. As inscrições podem ser feitas por meio do correio eletrônico do IELA: iela@contato.ufsc.br.

O professor Jaime Osório está radicado há várias décadas na Cidade do México e é professor da Universidade Autônoma Metropolitana sede Iztapalapa – UAM-I, onde se dedica a estudar as transformações do capitalismo dependente latino-americano e o carácter do Estado e das classes sociais neste contexto. A hipótese, defendida por ele, do novo padrão de reprodução do capital iniciado no fim da década de 80 na América Latina – definido como padrão exportador de especialização produtiva – como o eixo estruturante da configuração do estado e das classes sociais no continente desde então é, ao mesmo tempo, a reivindicação do método totalizante de Marx para a compreensão de cada aspecto da vida social e um esforço de atualização do projeto político e intelectual de maior fôlego teórico do continente no século XX, a Teoria Marxista da Dependência (TDM).

A construção de uma teoria do Estado capitalista na América Latina a partir da Teoria Marxista da Dependência é decisiva para entender as atuais transformações no capitalismo latino-americano. Neste contexto, os estudos sobre teoria do estado – tão esquecidos em nossa sociologia – esta sendo reforçada nos últimos anos por inúmeros trabalhos de intelectuais e militantes brasileiros e pela incapacidade das concepções tradicionais em criar alternativas para as contradições do capitalismo dependente brasileiro e latino-americano. A inserção da questão do Estado neste cenário é parte da tarefa de apresentar a Teoria da Marxista da Dependência em sua complexidade, não apenas como uma “teoria da superexploração do trabalho” ou do “carácter subimperialista” do capitalismo brasileiro, mas como um esforço totalizante de compreensão do papel do continente latino-americano no sistema mundial capitalista, suas estruturas internas derivadas desta posição, a particular configuração estado e das classes sociais neste quadro, e as possibilidades de ruptura ao capitalismo dependente. A atual conjuntura latino-americana favorece este debate e o exige, após 10 anos de experiências de “governos progressistas” que vem demonstrando que a construção de um projeto nacional e popular para os países do continente é muito mais complexo do que a chegada aos aparatos dos Estado latino-americanos.

Mais sobre Jaime Osorio
Antes do golpe militar contra Allende, Jaime Osorio fez parte do grupo do Centro de Estudos Sócio-Econômicos – CESO, onde se iniciou a sistematização da Teoria Marxista da Dependência em um amplo grupo de intelectuais marxistas, dentre eles Ruy Mauro Marini, Theotônio do Santos, Vânia Bambirra, Andre Gunder Frank, entre outros. Após o golpe de Pinochet, exilou-se no México onde seguiu trabalhando com diversos colegas de CESO, também exilados. Dentre os livros publicados pelo autor, estão “Estado, Biopoder y Exclusión” (2012), “Explotación redoblada y actualidad de la revolución” (2009), “El Estado en el centro de la mundialización” (2004). No Brasil, publicou com Mathias Luce e Carla Ferreira “Padrão de Reprodução do Capital: contribuições da Teoria Marxista da Dependência” (Boitempo, 2012)

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas