InícioAÇÃO SINDICALSindicato cobra respeito aos direitos dos jornalistas em Criciúma

Sindicato cobra respeito aos direitos dos jornalistas em Criciúma

Representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e de três jornais de Criciúma reuniram-se na Gerência Regional do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (25/08). O SJSC cobrou o cumprimento da Convenção Coletiva 2015/2016 e a imediata superação de uma série de problemas que vêm prejudicando a categoria. Os representantes patronais comprometeram-se em sanar possíveis irregularidades.

Convocada por solicitação do SJSC, a reunião foi mediada pela gerente Regional Sul do Ministério do Trabalho e Emprego, Cássia Gava, e pelo auditor chefe do órgão, Francisco Gonçalves, contando com as participações de dirigentes do Jornal da Manhã, Diário de Notícias e A Tribuna. Representaram o Sindicato o presidente da entidade, Aderbal Filho, e o delegado regional Gilvan de França.

Segundo o presidente do SJSC, Aderbal Filho, as principais infrações aos direitos trabalhistas levantadas foram atraso no pagamento de salários e rescisões de contratos de trabalho, acúmulo de funções, principalmente,  de repórteres exercendo atividade de repórteres-fotográficos ou motoristas – como admitiu um dos representantes de jornais-, não pagamento de horas extras e prestação de serviço para mais de um veículo com apenas um contrato de trabalho.

Do encontro resultou o compromisso dos representantes dos jornais em sanar os problemas e estreitar as relações com o sindicato profissional, inclusive na perspectiva de formalização de acordos coletivos para superação de situações relacionadas ao descanso semanal remunerado e do acúmulo de funções. “Não podemos admitir o atraso sistemático de salários e de situações que extrapolam o bom senso, como rescisão de contrato de trabalho que ocorreu há oito meses e ainda não foi homologada e paga”, disse o delegado regional sul do SJSC, Gilvan de França.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios