0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Movimento pela reforma política democrática entrega 650 mil assinaturas à Câmara

O movimento pretende promover mobilizações populares e pela internet na próxima semana quando começa a votação da reforma política

Edjalma Borges

As vésperas da votação da proposta de reforma política, em comissão especial da Câmara, o grupo de coalizão por uma reforma democrática, formado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem Nacional dos Advogados (OAB) e outras cerca de 100 entidades, entregaram, hoje, 650 mil assinaturas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, propondo entre outros pontos, o fim do financiamento de campanhas por empresas.

O movimento terá de conseguir 1,5 milhão de assinaturas para que a proposta, chamada de coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, tramite na Câmara como iniciativa popular.

A ação com os representantes da CNBB e demais entidades foi acompanhada por parlamentares de diversos partidos que se juntaram à causa defendida pelo movimento.

O representante da CNBB dom Joaquim Giovanni Mol, declarou que a manutenção das doações por empresas é uma porta de entrada para a corrupção.

– Naturalmente, candidatos eleitos patrocinados por empresas defenderão depois os interesses delas – afirmou dom Mol.

O relatório da reforma política, a ser votado na próxima segunda-feira, propõe a manutenção das doações em épocas de campanhas, contrário a coalizão que sugere que as candidaturas sejam mantidas pelo fundo partidário, como forma de igualdade nas campanhas e a doação por pessoas físicas que não deve ultrapassar os R$ 700 por CPF.

O movimento pretende promover mobilizações populares e pela internet na próxima semana quando começa a votação da reforma política.

Fonte: O Globo

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas