0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Campanha 2012 | Categoria está atenta às negociações com patrões

Colegas de várias regiões do estado receberam, nas últimas semanas, informações sobre a Campanha de Negociação Coletiva 2012. Depois de fazer visitas em Lages, Itajaí, Joinville, Criciúma e Blumenau, diretores do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) estiveram nas redações dos veículos de comunicação de Chapecó, onde distribuíram o boletim da campanha 2012 e puderam esclarecer dúvidas dos trabalhadores.

Na região, foram contatados também os jornalistas de São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho. Nas visitas os diretores explicaram que a pauta da Campanha de Negociação Coletiva 2012 tem como proposta o aumento do piso salarial, equivalente a três salários mínimos – R$ 1.866,00. Atualmente, o valor é de R$ 1.395,68 para uma jornada de 150 horas mensais.

De acordo com a dirigente do SJSC, Veruska Tasca, foi relatado aos colegas do oeste que a negociação avançou um pouco em questões que tratam da saúde dos trabalhadores nas redações e que ainda não foi definido o índice de reajuste dos salários. Os patrões se negam a pagar a gratificação por regime de exclusividade e resistem à implantação de um Plano de Participação nos Lucros e Resultados, à extensão da licença maternidade e isonomia salarial entre homens e mulheres. Nas últimas reuniões de negociação foram tratadas também questões de gênero e ações voltadas ao combate do assédio moral e sexual.

A próxima rodada de negociação acontecerá no dia 30 de maio, quarta-feira, das 9h às 13h, na sede do SJSC, em Florianópolis.

ASSEMBLEIAS

Os jornalistas de Chapecó e região tiveram a oportunidade de auxiliar na construção das propostas apresentadas pelo Sindicato, num encontro realizado em março, quando também foi inaugurado o escritório regional oeste do SJSC.

As visitas nas redações em Chapecó também serviram para informar sobre as ações que a regional Oeste do Sindicato dos Jornalistas de SC vem realizando, além do encaminhamento de registro profissional, homologações e sindicalizações, esclarecimentos jurídicos através de plantão on-line. Tem realizado ainda, com sucesso, eventos e palestras de orientações aos estudantes e jornalistas profissionais.

REIVINDICAÇÕES

A pauta de reinvindicações dos jornalistas apresenta 65 cláusulas e projeta avanços nas relações entre capital e trabalho. A íntegra do documento está disponível em www.sjsc.org.br/pauta2012

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas