sábado, dezembro 10, 2022
InícioNOTÍCIASCampanha 2012 | Categoria está atenta às negociações com patrões

Campanha 2012 | Categoria está atenta às negociações com patrões

Colegas de várias regiões do estado receberam, nas últimas semanas, informações sobre a Campanha de Negociação Coletiva 2012. Depois de fazer visitas em Lages, Itajaí, Joinville, Criciúma e Blumenau, diretores do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) estiveram nas redações dos veículos de comunicação de Chapecó, onde distribuíram o boletim da campanha 2012 e puderam esclarecer dúvidas dos trabalhadores.

Na região, foram contatados também os jornalistas de São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho. Nas visitas os diretores explicaram que a pauta da Campanha de Negociação Coletiva 2012 tem como proposta o aumento do piso salarial, equivalente a três salários mínimos – R$ 1.866,00. Atualmente, o valor é de R$ 1.395,68 para uma jornada de 150 horas mensais.

De acordo com a dirigente do SJSC, Veruska Tasca, foi relatado aos colegas do oeste que a negociação avançou um pouco em questões que tratam da saúde dos trabalhadores nas redações e que ainda não foi definido o índice de reajuste dos salários. Os patrões se negam a pagar a gratificação por regime de exclusividade e resistem à implantação de um Plano de Participação nos Lucros e Resultados, à extensão da licença maternidade e isonomia salarial entre homens e mulheres. Nas últimas reuniões de negociação foram tratadas também questões de gênero e ações voltadas ao combate do assédio moral e sexual.

A próxima rodada de negociação acontecerá no dia 30 de maio, quarta-feira, das 9h às 13h, na sede do SJSC, em Florianópolis.

ASSEMBLEIAS

Os jornalistas de Chapecó e região tiveram a oportunidade de auxiliar na construção das propostas apresentadas pelo Sindicato, num encontro realizado em março, quando também foi inaugurado o escritório regional oeste do SJSC.

As visitas nas redações em Chapecó também serviram para informar sobre as ações que a regional Oeste do Sindicato dos Jornalistas de SC vem realizando, além do encaminhamento de registro profissional, homologações e sindicalizações, esclarecimentos jurídicos através de plantão on-line. Tem realizado ainda, com sucesso, eventos e palestras de orientações aos estudantes e jornalistas profissionais.

REIVINDICAÇÕES

A pauta de reinvindicações dos jornalistas apresenta 65 cláusulas e projeta avanços nas relações entre capital e trabalho. A íntegra do documento está disponível em www.sjsc.org.br/pauta2012

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios