quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioCULTURAJoinville recebe curso de criação literária

Joinville recebe curso de criação literária

Estão abertas até o dia 30 de janeiro inscrições para curso gratuito de criação literária, voltado para o gênero conto, com a escritora e jornalista Katherine Funke. Com quarenta horas de duração, o Curso Livre de Contos será oferecido aos sábados pela manhã, das 8 às 12 horas,  na Biblioteca de Pirabeiraba, em Joinville (ao lado do terminal de ônibus). As aulas começam em 13 de fevereiro e terminam em 30 de abril, em um total de dez encontros. O projeto foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura.

Os candidatos devem ter mais de 16 anos de idade e ter facilidade de acesso à Biblioteca de Pirabeiraba. Não é preciso ser um autor experiente, apenas ter vontade de aprender mais sobre a prática e as características do gênero “conto”. Os 12 alunos selecionados devem trazer caneta, lápis e papel para a oficina. Devem também trazer a vontade de ler muito, produzir contos autorais e mostrar para os colegas de curso, ouvir e emitir opiniões e participar de pelo menos 90% do calendário de encontros.

Para concorrer a uma das doze vagas, é preciso preencher o formulário disponível no blog livre2016.tumblr.com, onde vai enviar um texto de até cinco linhas respondendo a seguinte pergunta: “Por que você quer fazer este curso?”. Também são solicitadas respostas a duas outras perguntas: “Quais são seus dois contos favoritos de autores brasileiros?” e “O que você está lendo no momento?”

O resultado da seleção será informado por e-mail a partir do dia 5 de fevereiro e também poderá ser consultado no blog livre2016.tumblr.com.

Trio talentoso

KatherineO curso será ministrado por Katherine Funke (à esquerda), articuladora e ministrante do curso. Ela é autora de contos publicados nos periódicos literários Arte & Letra Estórias (Curitiba, PR), Cândido (Curitiba, PR), Balaio de Notícias (Vitória, ES), entre outros, além das antologias Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische Literatur (Klaus Wagenbach, Berlim, 2013), Desordem (Bookstorming/e-galáxia, 2014) e Cisco (e-galáxia, 2015). Escreveu a novela Viagens de Walter (Solisluna, 2013) e o livro de contos curtos Notas mínimas (Solisluna, 2010). Morou 22 anos em Joinville (SC) e depois radicou-se em Salvador (BA), entre 2003-2013, onde trabalhou como jornalista e escritora. Foi aluna de oficinas literárias em eventos como Flip (2010), Semana Literária do Sesc (PR) e do programa Escritas em Trânsito (BA), entre outros. Participou como mediadora do Festival Nacional do Conto, em Florianópolis (SC), e da Festa Literária Internacional de Cachoeira, em Cachoeira (BA). Ministra oficinas literárias desde 2013. De volta a Santa Catarina, atualmente cursa o mestrado em literatura na UFSC e co-edita, com irregularidade, a revista eletrônica Ultralits.
Também  participarão do curso outras duas jornalistas de Joinville. Melanie Peter também é escritora e performer, e atualmente desenvolve um romance resultado de um projeto selecionado pelo Edital de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. Vanessa Bencz, jornalista e escritora, é autora dos livros Relato do Sol e Memórias de uma jornalista distraída, além da história em quadrinhos A Menina Distraída.

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]

Mais informações:
Blog livre2016.tumblr.com

Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Ohde.
Rua Olavo Bilac, 520, Pirabeiraba (ao lado do terminal)
Telefone (47) 3424 0372

[/box]

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios