0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas catarinenses reforçam luta nacional pela aprovação da PEC do Diploma

PLACARDAPEC

Os diretores do SJSC Janine Konesky de Abreu, Valci Zuculoto, Sérgio Murillo de Andrade, Aderbal da Rosa Filho e Valmor Fritsche fizeram esta semana contatos com deputados da bancada catarinense na Câmara Federal que compõem a CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), onde tramita a PEC 206/2012.

Em Brasília, dirigentes da FENAJ e de Sindicatos de Jornalistas, entre eles a vice-presidente do SJSC, Valci Zuculoto, também realizaram nova rodada de contatos com parlamentares visando a aprovação matéria. A PEC do Diploma, que recebeu parecer pela admissibilidade, aguarda votação.

Entre os membros de Santa Catarina na CCJC, além de Décio Lima (PT), que preside a Comissão, também manifestaram-se favoráveis à aprovação da PEC os deputados Esperidião Amin (PP), Jorginho Mello (PR) e Onofre Agostini (PSD).

Na reunião em Florianópolis com dirigentes do SJSC, Amin garantiu o apoio e se prontificou a ajudar a convencer seus colegas de partido na Câmara. “Se não existissem cursos de Jornalismo ou se fossem muito raros, até se admitiria esta possibilidade [de não se exigir diploma de jornalista]; mas existem centenas de cursos pelo País, oferecendo milhares de vagas”, observou Amin.

Visitado pelo SJSC em seu escritório na capital catarinense, o deputado Jorginho Mello reiterou seu apoio à PEC que restabelece a exigência do diploma para o ingresso na profissão de jornalista. Para o deputado, o STF errou. “O diploma é o mínimo de qualificação que se pode exigir de um jornalista”, afirma.

Outro membro da CCJC, o deputado Onofre Agostini informou por telefone que vai votar pela admissibilidade da PEC 206/2012 e confirmará sua posição favorável em Plenário.

TRAMITAÇÃO

A comitiva de dirigentes sindicais dos jornalistas manteve contato com os parlamentares em Brasília nos dias 21 e 22 de outubro. Entre eles o presidente da CCJC, Décio Lima (PT/SC), e o vice-presidente da Comissão, Mauro Benevides (PMDB/CE). “As conversas têm sido positivas, com muitas manifestações de apoio à PEC, e com vários deputados se dispondo a colaborar para acelerar a votação da proposta na Comissão”, conta a vice-presidente do SJSC, diretora da FENAJ e membro da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma, Valci Zuculoto.

Décio Lima (PT) explicou à comitiva que a pauta da Comissão está trancada até a votação de um recurso do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que pede o arquivamento da decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que suspendeu seu mandato por 90 dias. “Regimentalmente este recurso tem prioridade e a Comissão não pode votar outros itens da pauta sem antes resolver esta questão”, explicou o parlamentar.

Embora a matéria já esteja na pauta da CCJC, com parecer pela admissibilidade do relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), não há previsão de quando irá à votação. A FENAJ trabalha pela aprovação da matéria na Comissão para sua posterior votação no plenário da Câmara.

ARTICULAÇÃO COM A BANCADA

Desde o final de 2012 o SJSC vem buscando o apoio dos deputados federais de Santa Catarina à proposta que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão. Em ofício encaminhado em outubro do ano passado a todos os deputados catarinenses, o presidente do SJSC, Valmor Fritsche, já ressaltava que “a formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista, de maneira independente e ética, é uma conquista histórica não só desta categoria profissional, mas de toda a população brasileira”. Mais adiante, afirmava: “O diploma de Jornalismo, bem ao contrário de ameaçar a liberdade de expressão, é uma das garantias que conferem aos veículos de comunicação brasileiros qualidade e compromisso com a informação livre e plural”.

Veja no quadro a seguir como se manifestaram até agora os deputados federais de Santa Catarina. Dos 16 parlamentares da bancada do estado, 9 já se declararam favoráveis a recolocar na regulamentação profissional do jornalista o artigo que estabelece como critério para o exercício profissional do Jornalismo a formação superior específica.

PLACAR DA PEC DO DIPLOMA

Saiba como vão votar os parlamentares de Santa Catarina na Câmara com relação à PEC 206/2012:

Décio Lima-PT                                                  A FAVOR

Edinho Bez-PMDB                                           A FAVOR

Esperidião Amin-PP                                       A FAVOR

Jorge Boeira-PP                                               A FAVOR

Jorginho Mello-PR                                          A FAVOR

Luci Choinacki-PT                                           A FAVOR

Onofre Agostini-PSD                                       A FAVOR

Pedro Uczai-PT                                                 A FAVOR

Valdir Colatto-PMDB                                     A FAVOR

Celso Maldaner-PMDB                                NÃO DECLAROU

João Pizzolatti-PP                                         NÃO DECLAROU

Marco TebaldiI-PSDB                                  NÃO DECLAROU

Mauro Mariani-PMDB                                 NÃO DECLAROU

Paulo Bornhausen-PSB                               NÃO DECLAROU

Rogério Peninha Mendonça-PMDB       NÃO DECLAROU

Ronaldo Benedet-PMDB                             NÃO DECLAROU

 

Envie você também uma mensagem para o deputado da sua região e peça o seu apoio para a PEC dos jornalistas. Anote os endereços:

dep.celsomaldaner@camara.leg.br

dep.deciolima@camara.leg.br

dep.edinhobez@camara.leg.br

dep.esperidiaoamin@camara.leg.br

dep.joaopizzolatti@camara.leg.br

dep.jorgeboeira@camara.leg.br

dep.jorginhomello@camara.leg.br

dep.lucichoinacki@camara.leg.br

dep.marcotebaldi@camara.leg.br

dep.mauromariani@camara.leg.br

dep.onofresantoagostini@camara.leg.br

dep.paulobornhausen@camara.leg.br

dep.pedrouczai@camara.leg.br

dep.rogeriopeninhamendonca@camara.leg.br

dep.ronaldobenedet@camara.leg.br

dep.valdircolatto@camara.leg.br

 

Se preferir, use o Tweeter:

 

http://twitter.com/#!/dep_edinhobez

https://twitter.com/EsperidiaoAmin_

http://twitter.com/#!/jorginhomello

http://twitter.com/#!/lucichoinacki13

http://twitter.com/#!/onofre_agostini

http://twitter.com/#!/uczai

http://twitter.com/#!/deputadopeninha

http://twitter.com/#!/ronaldo_benedet

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas