InícioNOTÍCIASSJSC lança Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas

SJSC lança Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas

Em audiência pública a ser realizada no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19 horas, dia 5 de dezembro, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina instalará oficialmente a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas no Estado. As atividades serão em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, instituído em 1950, dois anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento assinado em Paris, em 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que celebra o desejo de que todos sejam livres e iguais em dignidade e direitos.

Entre os convidados do evento está o coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana, ex-preso político no período da ditadura militar.

Vítimas em Santa Catarina

A comissão catarinense será composta pelos jornalistas Celso Martins, Leonel Camasão, Paulo Lehmkuhl Vieira, pela jornalista Elaine Borges, além do professor e advogado Prudente José Silveira Mello, presidente do Cesusc e assessor jurídico do SJSC. Tal comissão colherá depoimentos, informações e documentos sobre jornalistas que foram vítimas da ditadura militar em Santa Catarina.

Os resultados deste levantamento serão encaminhados à Comissão Nacional Memória, Verdade e Justiça dos Jornalistas – lançada pela FENAJ durante o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Rio Branco/AC, e coordenada pelo diretor da FENAJ e do SJSC, Sérgio Murillo de Andrade. A Comissão Nacional dos jornalistas fará o compilamento das informações recebidas pelos estados e enviará um relatório à Comissão Nacional da Verdade, instituída pelo governo federal em maio deste ano com o propósito de apurar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.

A audiência pública de lançamento da comissão catarinense é uma co-promoção do SJSC com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de SC, Cesusc e Instituto Paulo Stuart Wright. Além de Gilney Viana, está prevista a participação do presidente do SJSC, Valmor Fritsche, e do advogado Prudente Melo, que é, também, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

Foto: Arquivo Agência Senado

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios