0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC lança Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas

Em audiência pública a ser realizada no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19 horas, dia 5 de dezembro, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina instalará oficialmente a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas no Estado. As atividades serão em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, instituído em 1950, dois anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento assinado em Paris, em 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que celebra o desejo de que todos sejam livres e iguais em dignidade e direitos.

Entre os convidados do evento está o coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana, ex-preso político no período da ditadura militar.

Vítimas em Santa Catarina

A comissão catarinense será composta pelos jornalistas Celso Martins, Leonel Camasão, Paulo Lehmkuhl Vieira, pela jornalista Elaine Borges, além do professor e advogado Prudente José Silveira Mello, presidente do Cesusc e assessor jurídico do SJSC. Tal comissão colherá depoimentos, informações e documentos sobre jornalistas que foram vítimas da ditadura militar em Santa Catarina.

Os resultados deste levantamento serão encaminhados à Comissão Nacional Memória, Verdade e Justiça dos Jornalistas – lançada pela FENAJ durante o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Rio Branco/AC, e coordenada pelo diretor da FENAJ e do SJSC, Sérgio Murillo de Andrade. A Comissão Nacional dos jornalistas fará o compilamento das informações recebidas pelos estados e enviará um relatório à Comissão Nacional da Verdade, instituída pelo governo federal em maio deste ano com o propósito de apurar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.

A audiência pública de lançamento da comissão catarinense é uma co-promoção do SJSC com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de SC, Cesusc e Instituto Paulo Stuart Wright. Além de Gilney Viana, está prevista a participação do presidente do SJSC, Valmor Fritsche, e do advogado Prudente Melo, que é, também, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

Foto: Arquivo Agência Senado

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas