quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioNOTÍCIASJornalistas Cléia Schmitz e Iuri Grechi ganham Prêmio Fiesc 2012

Jornalistas Cléia Schmitz e Iuri Grechi ganham Prêmio Fiesc 2012

Os vencedores da edição 2012 receberam o Prêmio Sistema Fiesc de Jornalismo nesta sexta-feira (23), na sede da entidade, em Florianópolis. De 79 trabalhos inscritos, três ganharam o destaque da comissão julgadora, composta por seis avaliadores – entre eles o presidente do SJSC, Valmor Fritsche. Na categoria texto, a reportagem “Ponto Crítico”, da jornalista Cléia Schmitz, publicada na revista Empreendedor, da Capital, foi a vencedora. Na categoria audiovisual, a reportagem “O avanço dos tablets”, produzida por Iuri Grechi, da Ric Record, de Florianópolis, ficou em primeiro lugar. Criada nesta edição, a categoria Destaque Acadêmico, premiou o trabalho do estudante Douglas Saviato Medeiros, da Faculdade Satc, de Criciúma, “Bairro Próspera desponta como eldorado criciumense”.

A proposta do Prêmio Sistema Fiesc, que conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de SC e da Associação Catarinense de Imprensa, é incentivar a pesquisa e a divulgação de dados sobre a economia industrial catarinense e seus aspectos sociais, tecnológicos e políticos. Na reportagem “Ponto Crítico”, Cléia Schmitz tratou da carência na formação de mão-de-obra especializada em Santa Catarina. “A indústria catarinense sempre nos proporcionou boas histórias de empreendedores, mas também têm nos pautado com grandes causas, comuns a todo o Brasil, como infraestrutura e educação”, destaca a jornalista.

A reportagem “O avanço dos tablets” – de Iuri Grechi, com produção de Camila Spolti Pereira, imagens de Rildo Medeiros e Nelson Moraes e edição de Regiane Salla, mostrou indústrias de desenvolvimento de aplicativos para tablets, assim como novas possibilidades de uso e ganhos para empresas e consumidores.

Na categoria Destaque Acadêmico, a reportagem “Bairro Próspera desponta como eldorado criciumense”, do estudante Douglas Saviato Medeiros, da Faculdade Satc (Criciúma) mostra a atividade da construção civil e do comércio da região, com impactos na comunidade local.

Outros três trabalhos receberam certificado de Menção Honrosa. Na categoria texto, os destaques especiais foram a reportagem “A corrida da indústria para o varejo”, de Daniela Pereira, do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, e a matéria “Busscar – glória, agonia e esperança”, do jornal A Notícia, de Joinville, produzida por Marina Andrade, Cláudio Loetz, Larissa Guerra, Maellen Muniz e Vandré Kramer. Na categoria audiovisual, a menção honrosa foi conferida ao trabalho “Estiagem no Oeste”, da repórter Giovana Perine, à época na RBS TV, de Florianópolis.

Os vencedores nas categorias texto e audiovisual receberam um prêmio de R$ 12 mil cada um. Como Destaque Acadêmico, o estudante ganhou um tablet.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios