InícioNOTÍCIASSeminário Internacional em Florianópolis debate mídia e violência contra a mulher

Seminário Internacional em Florianópolis debate mídia e violência contra a mulher

cmc_campanhaA Casa da Mulher Catarina e a Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos realizam nos dias 16 e 17 de maio, em Florianópolis (SC), com apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, o Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero. O evento integra a Campanha “Jornalistas dão um Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas”, que tem como objetivo incluir, promover e disseminar na categoria de jornalistas profissionais e na sociedade o debate sobre relações de gênero. Um dos focos do Seminário é trazer à tona informações da violência de gênero como um problema que impacta a vida e a cidadania das mulheres, buscando a sua compreensão e desnaturalização, influenciando no tratamento dado pelos meios de comunicação.

Jornalistas receberão premiação no Seminário – A primeira etapa da Campanha “Jornalistas dão um Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas” consistiu no lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, realizado em dezembro de 2013 e que recebeu inscrições de profissionais de 16 diferentes estados brasileiros, que concorrem à melhor matéria nas categorias Mídia Impressa; Televisão; Rádio e Outras Mídias.

As jornalistas ou os jornalistas vencedores receberão a premiação – de R$ 5 mil para cada primeiro colocado – na noite do dia 16 de maio, abertura do Seminário. Das 82 reportagens inscritas nas quatro categorias do Prêmio, 67 foram realizadas por jornalistas mulheres e 15 por jornalistas homens.

O Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero pretende se debruçar sobre este fazer jornalístico e sobre como a mídia tem retratado e/ou refletido sobre as questões de violência de gênero. Além de trazer painelistas para traçar um panorama da violência de gênero na América Latina, Caribe e Brasil, o Seminário também terá uma mesa com a participação de jornalistas, brasileiras e de outros países, para refletir sobre a violência sofrida pelas mulheres no fazer profissional.

APOIOS
Para desenvolvimento da Campanha “Jornalistas dão um Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas”, a Casa da Mulher Catarina, além da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, também contou com o apoio da campanha latino-americana Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas (www.campanhapontofinal.com.br). As seguintes entidades também apoiaram o projeto: Secretaria de Política para as Mulheres do Governo Federal; Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher; Rede Feminista de Saúde; Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina; Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul; Coletivo Feminino Plural; Rede de Homens pela Equidade de Gênero; Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y del Caribe (RSMLAC); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Florianópolis (COMDIM).

Programação do Seminário:
16 de maio
• 19h00 – Sessão Solene de Abertura – 1ª mesa: Panorama geral da violência de gênero na América Latina, Caribe e no Brasil
• Entrega da premiação do Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero
• Coquetel

17 de maio
• 09h00 – 2ª mesa: Feminismo, mídia e violência de gênero: desafios e perspectivas contemporâneas
• 14h00 – 3ª mesa: Jornalismo e a violência de gênero: entre a denúncia e a vivência
• 17h00 – 4ª mesa: Leitura e Aprovação da Carta de Florianópolis
• Sessão solene de Encerramento.

SERVIÇO

Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero
Onde: Hotel Plaza Baía Norte (Avenida Beira Mar, Centro)
Quando: 16 e 17 de maio (sexta e sábado)

INSCRIÇÕES

www.casadamulhercatarina.com.br

Realização: Casa da Mulher Catarina e Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Assessoria de Imprensa: Letra Editorial (48) 3025-7775 – Sara Caprario (48) 8402-8012 e Sandra Werle (48) 9989-0667

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios