quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioFORMAÇÃOEncontro do FNPJ destaca novas diretrizes curriculares do curso de jornalismo

Encontro do FNPJ destaca novas diretrizes curriculares do curso de jornalismo

O 15º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que acontece de 24 a 26 de abril, terá como tema “As novas diretrizes curriculares na formação superior em Jornalismo”. Promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), o evento será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba (PR). As inscrições estão abertas até o dia 7 de abril.

O 11º Pré-Fórum FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) abre as atividades, no dia 24, às 16 horas, e terá o tema “Impactos das novas diretrizes curriculares no campo jornalístico”. Os debatedores serão o presidente da FENAJ,Celso Schröder; o secretário do FNPJ, Edson Spenthof; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Guilherme Carvalho; com mediação da jornalista Carmem Pereira, diretora da FENAJ.

No mesmo dia, a partir das 19h30, ocorre a solenidade de abertura do Encontro, coordenada pela presidente do FNPJ, Mirna Tonus. Às 20 horas, o professor e jornalista Cesar Arrueta, da Universidade de Jujuy (Argentina), realiza a conferência sobre o tema “O futuro do jornalismo com as novas diretrizes curriculares”.

Na sexta-feira, 25, às 9 horas será instalada a Assembléia Ordinária do FNPJ. A partir das 09h30 ocorre o 6º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, aberto a todos os participantes do ENPJ. O evento constará de palestra ministrada pelo jornalista e professor Eduardo Meditsch (UFSC), sobre o tema “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo”, e debate entre os presentes, com mediação do segundo secretário do FNPJ, Paulo Roberto Botão (Unimep).

Grupos de Pesquisa
O 11º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo , espaço reservado para apresentação de trabalhos pelos participantes, terá sua primeira sessão na sexta-feira, 25, das 14 às 17 horas. Ao todo, o ciclo inclui seis grupos, sob a coordenação geral do vice-diretor científico do FNPJ, Rogério Bazi (PUC-Campinas).

A chamada de trabalhos do Ciclo, já publicada, prevê a inscrição de trabalhos nas modalidades de comunicação científica, relato e pôsteres (para estudantes de graduação em Jornalismo), e o prazo final para envio do material vai até o dia 7 de abril. Os grupos em funcionamento são: Atividades de Extensão, Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo, Pesquisa na Graduação, Produção Laboratorial – Eletrônicos, Produção Laboratorial – Impressos e Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.

O 15º ENPJ inclui ainda em sua programação o 8º Colóquio Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), o Painel “Panorama Regional do Ensino de Jornalismo no Brasil”, apresentação de Projetos Institucionais do FNPJ e a palestra “Estratégias pedagógicas no ensino de Jornalismo”.

Confira a Programação Completa do 15º ENPJ.

Confira a Chamada de Trabalhos do 15º ENPJ.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios