0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Encontro do FNPJ destaca novas diretrizes curriculares do curso de jornalismo

O 15º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que acontece de 24 a 26 de abril, terá como tema “As novas diretrizes curriculares na formação superior em Jornalismo”. Promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), o evento será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba (PR). As inscrições estão abertas até o dia 7 de abril.

O 11º Pré-Fórum FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) abre as atividades, no dia 24, às 16 horas, e terá o tema “Impactos das novas diretrizes curriculares no campo jornalístico”. Os debatedores serão o presidente da FENAJ,Celso Schröder; o secretário do FNPJ, Edson Spenthof; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Guilherme Carvalho; com mediação da jornalista Carmem Pereira, diretora da FENAJ.

No mesmo dia, a partir das 19h30, ocorre a solenidade de abertura do Encontro, coordenada pela presidente do FNPJ, Mirna Tonus. Às 20 horas, o professor e jornalista Cesar Arrueta, da Universidade de Jujuy (Argentina), realiza a conferência sobre o tema “O futuro do jornalismo com as novas diretrizes curriculares”.

Na sexta-feira, 25, às 9 horas será instalada a Assembléia Ordinária do FNPJ. A partir das 09h30 ocorre o 6º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, aberto a todos os participantes do ENPJ. O evento constará de palestra ministrada pelo jornalista e professor Eduardo Meditsch (UFSC), sobre o tema “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo”, e debate entre os presentes, com mediação do segundo secretário do FNPJ, Paulo Roberto Botão (Unimep).

Grupos de Pesquisa
O 11º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo , espaço reservado para apresentação de trabalhos pelos participantes, terá sua primeira sessão na sexta-feira, 25, das 14 às 17 horas. Ao todo, o ciclo inclui seis grupos, sob a coordenação geral do vice-diretor científico do FNPJ, Rogério Bazi (PUC-Campinas).

A chamada de trabalhos do Ciclo, já publicada, prevê a inscrição de trabalhos nas modalidades de comunicação científica, relato e pôsteres (para estudantes de graduação em Jornalismo), e o prazo final para envio do material vai até o dia 7 de abril. Os grupos em funcionamento são: Atividades de Extensão, Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo, Pesquisa na Graduação, Produção Laboratorial – Eletrônicos, Produção Laboratorial – Impressos e Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.

O 15º ENPJ inclui ainda em sua programação o 8º Colóquio Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), o Painel “Panorama Regional do Ensino de Jornalismo no Brasil”, apresentação de Projetos Institucionais do FNPJ e a palestra “Estratégias pedagógicas no ensino de Jornalismo”.

Confira a Programação Completa do 15º ENPJ.

Confira a Chamada de Trabalhos do 15º ENPJ.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas