0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Fenaj e Sindicatos da Região Sul entregam carta à direção do Atlético-PR

Na tarde desta quarta-feira (20), os diretores da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ – estiveram na sede administrativa do Clube Atlético Paranaense e entregaram ofício se solidarizando aos jornalistas paranaenses diante da restrição do CAP à imprensa esportiva.

José Nunes e Valci Zuculoto, pela FENAJ, ao lado do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catariana, Valmor Fritsche, e a diretora do Sindijor-PR, Maigue Gueths, conversaram com o diretor de marketing atleticano, Mauro Holzmann, e sua equipe de comunicação. O objetivo da reunião foi propor alternativas para que as restrições à imprensa paranaense acabem e a prática plural do jornalismo possa ser praticada na cobertura jornalística do Atlético-PR. “O olhar de fora, do jornalista esportivo, é diferente da informação da assessoria, que é institucional”, explicou José Nunes, vice presidente da Regional Sul da FENAJ.

Algumas propostas como a abertura de janelas para captação de imagens durante os treinamentos e a possibilidade de entrevistas coletivas ao final dos treinos, foram expostas pelos representantes dos jornalistas. Mauro Holzmann afirmou que irá levar a questão à diretoria do CAP e que o diálogo com o Sindijor será mantido.

O Sindijor recentemente se encontrou com representes jurídicos do Atlético no MPT (leia aqui) e no início do ano publicou uma nota à imprensa sobre o caso (leia aqui). Desta vez, a carta aberta em defesa do jornalismo é assinada pela FENAJ, Sindijor-PR, Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

Segue carta na íntegra:

A direção da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ reunida com os sindicatos dos jornalistas da Região Sul (Paraná, Norte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), na tarde desta terça-feira (19/2), em Curitiba, expressa sua solidariedade à imprensa esportiva paranaense, diante do cerceamento do livre exercício profissional por parte do Clube Atlético Paranaense.

As entidades reafirmam a nota de repúdio já publicada pelo sindicato local e condenam “a postura do time, que mais uma vez torna-se inacessível e distante da boa relação com o jornalismo esportivo. Dificultar o trabalho dos profissionais da imprensa é não respeitar o interesse público do jornalismo, e desta forma, o cidadão”.

Assim como o Sindicato do Paraná já expressou, defendemos “que o futebol paranaense deve ser tratado como assunto de interesse da sociedade. Afinal, é um bem do nosso patrimônio cultural no Brasil, e sendo assim, o acesso dos profissionais da imprensa ao time atleticano é fundamental para o jornalismo de qualidade e para a transparência, como ocorre com os outros times de futebol. O CAP é reconhecido como um dos grandes times brasileiros, e o respeito aos torcedores começa na oportunidade de ouvir as várias vozes e opiniões, o que infelizmente não vem acontecendo desde o ano passado”.

Reafirmamos o respeito “às estratégias de comunicação e assessoria”. Mas também defendemos, acima de tudo, “que o acesso à diversidade de opiniões e coberturas esportivas devem ser consideradas como valor moral junto à sociedade paranaense, acostumada a contar com o trabalho de bons profissionais que garantem o jornalismo isento, ético e de qualidade no Paraná”.

Diante disto, reforçamos a exigência de respeito ao livre exercício do jornalismo já feita pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná e solicitamos a imediata revogação da postura adotada por este clube.

FENAJ

SINDICATO DOS JORNALISTAS DO PARANÁ

SINDICATO DOS JORNALISTAS DO NORTE DO PARANÁ

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SANTA CATARINA

SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO GRANDE DO SUL

Para ler a carta encaminhada pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná clique aqui

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas