0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista Valdir Cachoeira é um dos homenageados na 62ª Plenária da Fecesc

Em comemoração aos 60 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), a 62ª Plenária Estadual, que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, terá em sua programação a solenidade de entrega do Troféu Fecesc 60 anos. Nove personalidades, atuantes no movimento social e sindical serão homenageados, entre eles o jornalista Valdir Cachoeira, ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, integrante do Movimento de Oposição Sindical (MOS).

Cachoeira se diz muito contente com a homenagem da Federação e reforça a importância da luta sindical em favor da categoria desempenhada pelo SJSC. “Sinto-me honrado de ter sido lembrado. Nós lutamos bastante em defesa dos Jornalistas e isso deixou história, tanto que o Sindicato se fortaleceu e hoje está dando conta da luta”.

O presidente da Fecesc, Francisco Alano, destaca o trabalho do jornalista na esfera sindical. “Valdir atuou durante muito tempo na defesa dos trabalhadores. Uma pessoa humana e ética. Merece a homenagem”, ressalta.

Valdir Cachoeira, envolvido no trabalho sindical desde sua formação na UFSC, em 1984, acompanhou a luta pela estruturação do curso de Jornalismo na Universidade. Ele ressalta a importância do conceito coletivo e chama os profissionais para participarem mais efetivamente das conquistas dos jornalistas brasileiros. “A categoria ainda não percebe a real importância de estar junto com o Sindicato”, salienta. “Precisamos deixar o comportamento individualista e resgatar a união, que, com certeza, faz a força. É o nosso desafio. É possível”.

Atividades

O evento ocorrerá no SESC de Cacupé e prevê a participação de 100 delegados dos sindicatos de trabalhadores no comércio. Para abrir a programação do dia 21 (quarta-feira), haverá uma palestra realizada pelo diretor-técnico do Depertamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, com o tema “Crise atual, perspectivas do mercado e das relações de trabalho e os desafios do sindicalismo no Brasil”.

Na manhã do dia 22 (quinta-feira), o Juiz Federal da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina, João Batista Lazzari, falará sobre o “conceito base de incapacidade para o trabalho”. No período da tarde, o profissional de marketing e geógrafo Wladimir Milton Pomar abordará o tema: “China, 30 anos de Desenvolvimento Econômico e Social”. No início da noite, acontecerá a solenidade festiva, com divulgação dos vencedores do 1º Concurso Fotográfico Fecesc, lançamento pela ECT do selo comemorativo, além da entrega do Troféu Fecesc 60 anos.

As atividades encerram-se no dia 23 (sexta-feira) com a palestra do ex-deputado federal e ex-chefe da Casa Civil no Governo Lula, José Dirceu, sobre “Conjuntura política e econômica”. De acordo com Francisco Alano, a expectativa da Fecesc é discutir o cenário brasileiro. “A cada semestre, realizamos uma plenária para definir os encaminhamentos do período seguinte. Esta será especial, em virtude dos 60 anos de Federação. Além das homenagens, realizaremos os debates que nortearão nossas ações no próximo ano”, explica.

Foto: Marco Cezar

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas