0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Comissão Memória Verdade e Justiça dos Jornalistas traça ações

Em reunião realizada na segunda-feira (17) na sede do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, foram traçadas as primeiras ações da Comissão da Verdade dos Jornalistas de SC para coleta de dados, informações e relatos de profissionais vitimados pela ditadura militar. A Comissão pretende iniciar os trabalhos pelas cidades-pólo do estado.

A primeira etapa dos trabalhos será de levantamento preliminar de dados e entrevistas. Foi definida uma primeira lista com nomes de jornalistas que atuavam na época, entre editores, repórteres e diretores de jornais, rádios e TVs de Santa Catarina.

A partir de entrevistas realizadas com profissionais, a Comissão pretende resgatar as principais histórias de censura, demissões por motivação política, processos, exílio, tortura, morte, desaparecimento, entre outras violências sofridas, explica a jornalista Elaine Borges, integrante da Comissão.

“A auto-censura nas redações na época era o que mais acontecia. Os chefes temiam o poder ditatorial e deixavam de publicar matérias. Aconteceu comigo. Elaborei uma matéria crítica sobre um lixão no meio da cidade e meu editor disse que a publicação traria perigo”, recorda Elaine. Depois de realizados os primeiros contatos serão listados novos nomes, aproveitando o relato e lembrança dos jornalistas entrevistados.

Além das primeiras entrevistas em Florianópolis, a ideia é envolver também os diretores do SJSC e colaboradores para levantamento de dados nas cidades de Criciúma, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó. A Comissão pede que quem tiver relatos ou documentos que possam contribuir com o levantamento que entrem em contato com o SJSC.

Nova reunião da Comissão da Verdade dos Jornalistas de SC – composta, além de Elaine, pelos jornalistas Celso Martins, Paulo Lehmkuhl Vieira, Leonel Camasão e pelo advogado Prudente Mello – está prevista para o dia 9 de janeiro.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas