quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioNOTÍCIASComissão Memória Verdade e Justiça dos Jornalistas traça ações

Comissão Memória Verdade e Justiça dos Jornalistas traça ações

Em reunião realizada na segunda-feira (17) na sede do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, foram traçadas as primeiras ações da Comissão da Verdade dos Jornalistas de SC para coleta de dados, informações e relatos de profissionais vitimados pela ditadura militar. A Comissão pretende iniciar os trabalhos pelas cidades-pólo do estado.

A primeira etapa dos trabalhos será de levantamento preliminar de dados e entrevistas. Foi definida uma primeira lista com nomes de jornalistas que atuavam na época, entre editores, repórteres e diretores de jornais, rádios e TVs de Santa Catarina.

A partir de entrevistas realizadas com profissionais, a Comissão pretende resgatar as principais histórias de censura, demissões por motivação política, processos, exílio, tortura, morte, desaparecimento, entre outras violências sofridas, explica a jornalista Elaine Borges, integrante da Comissão.

“A auto-censura nas redações na época era o que mais acontecia. Os chefes temiam o poder ditatorial e deixavam de publicar matérias. Aconteceu comigo. Elaborei uma matéria crítica sobre um lixão no meio da cidade e meu editor disse que a publicação traria perigo”, recorda Elaine. Depois de realizados os primeiros contatos serão listados novos nomes, aproveitando o relato e lembrança dos jornalistas entrevistados.

Além das primeiras entrevistas em Florianópolis, a ideia é envolver também os diretores do SJSC e colaboradores para levantamento de dados nas cidades de Criciúma, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó. A Comissão pede que quem tiver relatos ou documentos que possam contribuir com o levantamento que entrem em contato com o SJSC.

Nova reunião da Comissão da Verdade dos Jornalistas de SC – composta, além de Elaine, pelos jornalistas Celso Martins, Paulo Lehmkuhl Vieira, Leonel Camasão e pelo advogado Prudente Mello – está prevista para o dia 9 de janeiro.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios