0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

A cobertura do “mensalão” e outros casos de corrupção política é o tema do Jornalismo em Debate desta terça-feira

O comportamento da imprensa em coberturas de casos de corrupção política estará em pauta na sexta e última edição do segundo semestre de 2012 do programa Jornalismo em Debate, que vai ao ar nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, na Rádio Ponto UFSC. Serão debatidas questões como a imparcialidade, a visibilidade e a ética jornalísticas em casos como o Mensalão, Carlinhos Cachoeira e a operação Porto Seguro.

Estão confirmados para o debate o jornalista e diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Celso Vicenzi, o analista e consultor de mídia Mário Marona, o comentarista político do grupo RBS Moacir Pereira e o professor de jornalismo da UFSC Francisco Karam. A produção do Jornalismo em Debate ainda está em contato com outros profissionais da imprensa e especialistas da área para também participarem do programa.

Você acompanha o Jornalismo em Debate ao vivo, a partir das 16h, pelo site da Rádio Ponto UFSC www.radio.ufsc.br. O programa também é transmitido em rede pela Rádio Joinville Cultural, emissora pública sintonizada na freqüência 105.1 na região da cidade de Joinville, em Santa Catarina. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twiter @radioponto.

“Jornalismo em Debate” é uma produção quinzenal de estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, meio ambiente e sustentabilidade, crise econômica mundial, a cobertura da mídia em questões indígenas, da representação do gênero feminino, da homofobia, entre outros assuntos que estão na ordem do dia.

No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter@radioponto.

Sobre os convidados:

Celso Vicenzi

Celso Vicenzi é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, atual diretor do SJSC, Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia, com passagens por rádio, TV, jornal, revista e assessoria de imprensa. Autor de “Gol é Orgasmo”, com ilustrações de Paulo Caruso, editora Unisul. Assessora uma cooperativa de crédito (Sicoob), escreve humor no Jornal de Barreiros e no twitter @celso_vicenzi.

Francisco José Castilhos Karam

Jornalista desde 1974, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e atuou em revistas, jornais e rádios. É mestre em Ciências da Comunicação pela USP, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Nacional de Quilmes. Integrou a Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas e desde 1984 é professor de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo.

Mário Marona

Jornalista, atualmente é consultor e analista de mídia. Trabalhou como analista de mídia e autor de discursos na campanha de Dilma Rousseff à presidência e foi diretor de Jornalismo da Rede Globo em Brasília. Também foi editor-chefe do Jornal Nacional, da Rede Globo, e editor-chefe adjunto do jornal O Globo, onde também exerceu, entre outras, a função de editor de política.

Moacir Pereira

Natural de Florianópolis, é Bacharel em Direito e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista, é colunista do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina, além de comentarista da CBN-Diário, da RBS-TV e da TV-Com. Tem 34 livros publicados sobre jornalismo, comunicação e política.

Redação: Gabriel Shiozawa Coelho – acadêmico de Jornalismo da UFSC
e-mail: jornalismoemdebateufsc@gmail.com
fone: (48) 37219898 – Rádio Ponto UFSC

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas