InícioNOTÍCIASA cobertura do "mensalão" e outros casos de corrupção política é o...

A cobertura do “mensalão” e outros casos de corrupção política é o tema do Jornalismo em Debate desta terça-feira

O comportamento da imprensa em coberturas de casos de corrupção política estará em pauta na sexta e última edição do segundo semestre de 2012 do programa Jornalismo em Debate, que vai ao ar nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, na Rádio Ponto UFSC. Serão debatidas questões como a imparcialidade, a visibilidade e a ética jornalísticas em casos como o Mensalão, Carlinhos Cachoeira e a operação Porto Seguro.

Estão confirmados para o debate o jornalista e diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Celso Vicenzi, o analista e consultor de mídia Mário Marona, o comentarista político do grupo RBS Moacir Pereira e o professor de jornalismo da UFSC Francisco Karam. A produção do Jornalismo em Debate ainda está em contato com outros profissionais da imprensa e especialistas da área para também participarem do programa.

Você acompanha o Jornalismo em Debate ao vivo, a partir das 16h, pelo site da Rádio Ponto UFSC www.radio.ufsc.br. O programa também é transmitido em rede pela Rádio Joinville Cultural, emissora pública sintonizada na freqüência 105.1 na região da cidade de Joinville, em Santa Catarina. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twiter @radioponto.

“Jornalismo em Debate” é uma produção quinzenal de estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, meio ambiente e sustentabilidade, crise econômica mundial, a cobertura da mídia em questões indígenas, da representação do gênero feminino, da homofobia, entre outros assuntos que estão na ordem do dia.

No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter@radioponto.

Sobre os convidados:

Celso Vicenzi

Celso Vicenzi é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, atual diretor do SJSC, Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia, com passagens por rádio, TV, jornal, revista e assessoria de imprensa. Autor de “Gol é Orgasmo”, com ilustrações de Paulo Caruso, editora Unisul. Assessora uma cooperativa de crédito (Sicoob), escreve humor no Jornal de Barreiros e no twitter @celso_vicenzi.

Francisco José Castilhos Karam

Jornalista desde 1974, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e atuou em revistas, jornais e rádios. É mestre em Ciências da Comunicação pela USP, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Nacional de Quilmes. Integrou a Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas e desde 1984 é professor de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo.

Mário Marona

Jornalista, atualmente é consultor e analista de mídia. Trabalhou como analista de mídia e autor de discursos na campanha de Dilma Rousseff à presidência e foi diretor de Jornalismo da Rede Globo em Brasília. Também foi editor-chefe do Jornal Nacional, da Rede Globo, e editor-chefe adjunto do jornal O Globo, onde também exerceu, entre outras, a função de editor de política.

Moacir Pereira

Natural de Florianópolis, é Bacharel em Direito e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista, é colunista do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina, além de comentarista da CBN-Diário, da RBS-TV e da TV-Com. Tem 34 livros publicados sobre jornalismo, comunicação e política.

Redação: Gabriel Shiozawa Coelho – acadêmico de Jornalismo da UFSC
e-mail: jornalismoemdebateufsc@gmail.com
fone: (48) 37219898 – Rádio Ponto UFSC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios